Porsche Mission E Cross Turismo é um atleta elétrico

06 março 2018

A Porsche apresenta no Salão de Genebra o Mission E Cross Turismo, um concept Cross-Utility Vehicle (CUV) elétrico vocacionado para quem aprecia um estilo de vida ativo, gosta de passar os seus tempos-livres a viajar, praticar desporto ou outras atividades ao ar livre.

Um capot baixo por entre musculados guarda-lamas: mesmo num primeiro olhar, a dianteira do Mission E Cross Turismo revela a sua relação com o icónico automóvel desportivo, Porsche 911. A silhueta é marcada pela linha de tejadilho desportiva que se prolonga até à traseira – que os designers da Porsche apelidam como “flyline”. Esta caraterística é uma reminiscência da traseira do Panamera Sport Turismo.

No interior, os passageiros beneficiam da versatilidade natural de quatro lugares de 1,42 metros de altura: os dois bancos traseiros individuais disponibilizam um acesso fácil para transportar skis ou outros equipamentos compridos. As costas podem ainda ser rebatidas. Na bagageira, há um sistema de calhas com cintas ajustáveis e removíveis, permitindo que os objetos fiquem fixos e seguros. Longe do veículo, os passageiros do Mission E Cross Turismo também podem beneficiar da Porsche e-bike, que fornece os ciclistas com energia elétrica através de um conjunto propulsor elétrico de alta performance.

Este conceito de mobilidade permite aos clientes Porsche continuarem a desfrutar do design, da tecnologia e da performance de um Porsche durante os seus momentos de lazer gastos em duas rodas.

Dois motores síncronos permanentemente ativos (PSM) com uma potência combinada superior a 600 cv levam o Mission E Cross Turismo até aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos e até aos 200 km/h em menos de 12 segundos. Esta performance é em adição a um contínuo nível de potência sem precedentes nos automóveis elétricos: arranques consecutivos são possíveis sem perda de performance.

Um dos destaques do Mission E Cross Turismo é o novo ecrã e o seu conceito de controlo. Operação intuitiva e informação como o head-up display, posicionado de forma exata no campo de visão do condutor para não o distrair. E graças às novas soluções de conetividade, o veículo pode integrar-se perfeitamente num estilo de vida digital. O resultado é uma experiência de utilização única.

O Porsche Connect já disponibiliza mais de 20 serviços e apps. No Mission E Cross Turismo, a “DestinationsApp” demonstra que benefícios adicionais podem as plataformas digitais oferecer num futuro próximo: utilizando esta app, uma viagem de fim de semana pode ser planeada rapidamente e ajustada facilmente em apenas alguns passos num smartphone. A app sugere destinos de viagens inspiradores, permite reservas rapidamente e sem esforço, gere o plano da rota, restaurantes e equipamentos desportivos. O condutor pode ainda afinar o chassis do Mission E Cross Turismo para a rota selecionada através da “DestinationsApp”, assim como selecionar a música mais indicada, definir a climatização e ajustar a iluminação ambiente para a viagem.

A arquitetura de 800 volts no veículo garante que a bateria de iões de lítio é carregada para uma autonomia de 400 quilómetros (de acordo com o ciclo NEDC) em cerca de 15 minutos. O concept permite carregamento flexível, tanto em movimento como em casa, e é compatível com a rede de carregamento rápido que está a ser estabelecida nas estradas europeias como parte da joint venture, IONITY. No local de trabalho ou em casa, o Mission E Cross Turismo pode ser carregado através da tecnologia de indução, mas também através de uma estação de carregamento ou do Porsche Home Energy Management System. Esta última opção pode ser combinada com o próprio sistema fotovoltaico da casa para carregar utilizando a energia solar.

scroll up