Segurança do XC40 e do Focus é 5 estrelas

18 julho 2018

O Euro NCAP lançou esta quarta-feira as classificações de segurança de dois carros novos. Tanto o novo pequeno off-road da Volvo, o XC40, quanto a versão mais recente do pequeno carro familiar da Ford, o Focus, alcançam uma classificação máxima de cinco estrelas. O XC40 atingiu os 97% de classificação na proteção de passageiros adultos, lo que o coloca entre os cinco carros com melhores resultados neste segmento de segurança testado peloEuro NCAP, nos últimos três anos.

Mas é na área da segurança ativa e da proteção dos utilizadores de estrada mais vulneráveis que os dois carros mais impressionam. Tanto o XC40 quanto o Focus estão equipados com um sistema de travão de emergência automático que detecta ciclistas e peões. A Volvo também possui tecnologia ELK (emergency lane keeping rang), que atua em situações de emergência para tentar impedir que o carro saia da estrada ou entre em contramão.

Segundo o Secretário Geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, é bom ver que os fabricantes, tanto no setor Premium quanto no mercado médio , dão resposta aos novos e exigentes requisitos introduzidos em 2018, adaptando tecnologias que salvam vidas. Tecnologias como o travão de emergência e o ELK proporcionam benefícios imediatos de segurança, mas também possibilitam tecnologias para os veículos autónomos do futuro. O roteiro de segurança do Euro NCAP define uma série de testes exigentes para cada uma dessas tecnologias fundamentais, procurando garantir que seu desempenho salva vidas tanto hoje como no futuro".

scroll up