Som do Jaguar I-PACE alerta os transeuntes

12 outubro 2018

Sem o som caraterístico de um motor de combustão, o elétrico Jaguar I-PACE necessitava de uma nova forma de chamar a atenção de pessoas invisuais, com dificuldades de visão ou outros peões mais vulneráveis sempre que um veículo elétrico se aproxima a baixa velocidade.

A Jaguar projetou o sistema exclusivo Audible Vehicle Alert System (AVAS) para o seu primeiro elétrico e que cumpre a legislação que proximamente entrará em vigor em todo o mundo. Os engenheiros da Jaguar desenvolveram um som que pode ser ouvido a velocidades de 20km/h ultrapassando os 56dB(A), mínimos exigidos pela legislação europeia - a mais rígida do mundo -, para todos os veículos elétricos que cheguem a partir de julho de 2019.

O som emitido pelo I-PACE foi testado por membros da associação de Cães Guia para Cegos, a organização de beneficência mais importante do Reino Unido para pessoas que sofrem de perda de visão, no âmbito dos testes levados a cabo pela Jaguar. Além disso, foi o início de uma relação entre as duas organizações que irá evoluir.

O som de alerta aumenta de tom e volume à medida que o veículo vai acelerando. Quando este faz marcha atrás é ouvido um tom adicional que indica a mudança de direção. O sistema AVAS não funciona a grandes velocidades porque nessa altura existem barulhos aerodinâmicos e de rodagem suficientes que alertam os peões para a aproximação de um veículo de zero emissões.

scroll up