Toyota GR Supra Racing: o regresso de uma lenda

07 março 2018

O Concept GR Supra Racing em estreia mundial no Salão de Genebra, revive o nome e o espírito do modelo mais famoso do ilustre património de desportivos da Toyota e demonstra o compromisso da marca em fazer regressar o Supra ao mercado.

Como um desportivo puro-sangue, o Toyota Supra construiu uma reputação de sensacional automóvel de estrada e como uma máquina de conquistas nas pistas, que dominou a disciplina GT ao mais alto nível no Japão e ganhou legiões de fãs. O Toyota Supra goza ainda de um estatuto icónico entre os apaixonados dos carros desportivos, 16 anos após o final da sua produção.

Criado pela Toyota Gazoo Racing, este protótipo expressa na perfeição a qualidade “Fun to Drive - divertido de conduzir" que é intrínseca ao compromisso da marca em fazer automóveis cada vez melhores. O grande número "90" exibido nas suas portas é uma referência histórica ao nome de código do Supra e uma grande pista visual de que este concept anuncia o regresso do Supra numa quinta geração. O seu desenvolvimento respeita a crença de Kiichiro Toyoda, fundador do fabricante de automóveis Toyota, que afirmou que a participação no automobilismo oferece desafios como as prestações e a durabilidade que podem ajudar a desenvolver carros melhores, ao mesmo tempo que geram interesse e entusiasmo entre os fãs do desporto automóvel.

Este concept de corridas tem uma carroçaria que inclui uma grande asa traseira. Faz uso extensivo de material compósito rígido, mas leve, para elementos como o para-choques dianteiro e traseiro, divisor dianteiro e difusor traseiro, saias laterais, caixas dos espelhos retrovisores exteriores e asa traseira. O capot é fabricado a partir do mesmo material e apresenta entradas de ar com cortina. O pára-brisas e janelas laterais são feitos em plástico.

O chassis possui suspensão dianteira e traseira rebaixada utilizando componentes de equipamento original (OE). As jantes de competição BBS com fixação de porca central estão equipadas com pneus de corrida Michelin. O sistema de travagem usa pinças e discos da Brembo Racing e existe ainda um escape de competição. O habitáculo está totalmente focado no mundo do desporto automóvel e dispõe de painel de bordo de corrida e o banco do condutor e arnês de segurança da OMP, que forneceu também o volante de remoção rápida, montado numa coluna de competição e equipado com um sistema de passagens de caixa por patilha.

As portas são revestidas com painéis de fibra de carbono e o painel de bordo inclui um mostrador de competição. Os requisitos de segurança do desporto automóvel são cumpridos por uma estrutura tubular anti-capotamento completa, extintores de incêndio, tubagens de alimentação e de travagem, caixa de pedais, bateria e cablagens todos desenhados seguindo as normas do desporto automóvel.

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