André lançou um Citroen para as mulheres há 97 anos

12 março 2019

Numa época em que comprar carro não era para todos, houve alguém da indústria automóvel que resolveu dar uma ajuda e democratizar a aquisição de um bem ainda muito exclusivo. Esse alguém foi André Citroen, visionário e fundador da marca francesa que para alargar o seu leque de clientes implementou a venda a crédito. Também foi o primeiro construtor de automóveis a reproduzir os seus modelos para crianças. Dessa forma, Citroen acreditava que os mais novos tornar-se-iam em futuros compradores dos seus carros. Não satisfeito com estas apostas bem sucedidas, viu no mercado um nicho ainda por explorar: o das condutoras.

Para isso idealizou um automóvel especialmente destinado às mulheres, que fosse mais pequeno, mais confortável e mais fácil de conduzir. Chamou-lhe Citroen 5 CV e apresentou-o no Salão de Paris em 1922, mas este carro acabou por ficar conhecido como o “pequeno limão” pela cor e tamanho. Com apenas 3,1 m de comprimento e 1,5 m de altura, este modelo de dois lugares rapidamente conquistou o público feminino.

Começou por dar nas vistas no certame, mas foi uma original campanha publicitária  de lançamento que o atirou definitivamente para as mãos das condutoras. Nos cartazes de promoção, eram as mulheres que assumiam maior protagonismo, ficando o carro para segundo plano. Um destaque que agradou às futuras clientes que ficaram com vontade de ter o seu próprio carro.

Tratava-se de um carro muito diferente dos outros, normalmente pesados e difíceis de conduzir, que exigiam grande esforço físico. O Citroen 5 CV contrastava com essas caraterísticas e até estava equipado com detalhes sofisticados. Dispensava a tradicional manivela para o por a trabalhar, já que tinha um arranque elétrico e os seus pneus, mais estreitos que o normal, também proporcionavam maior conforto ao volante. Com motor de 4 cilindros e apenas 5 cavalos de potência, era o automóvel ideal para as senhoras que quisessem tornar-se mais independentes e dispensar o motorista. Produzido entre 1922 e 1926, venderam-se 83.000 unidades na Europa, um número impressionante para a altura.

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