Faleceu Diretor de Prova da Fórmula 1

14 março 2019

Charlie Whiting, figura incontornável do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 e Diretor de Prova da categoria rainha do automobilismo desde 1997, faleceu esta manhã (14 de março de 2019) em Melbourne na sequência de embolia pulmonar, três dias antes de ter do Grande Prémio da Austrália, prova que marca o início a época de 2019 do Mundial de F1.

A sua carreira na Fórmula 1 teve inicio em 1977, ao serviço da equipa Hesketh, passando depois para a Brabham na década de 80 do século passado. Ele passou a fazer parte integrante da organização do Campeonato do Mundo de F1 quando se juntou à FIA em 1998, e assumiu depois as funções de Diretor de Prova em 1997.

“É com imensa tristeza que recebi a notícia da morte repentina do Charlie,” começou por afirmar Jean Todt, Presidente da FIA. “Conheço o Charlie Whiting há muitos anos e tem sido um grande Diretor de Prova, uma figura central e incomparável na Fórmula que represente a ética e o espírito deste fantástico desporto. A Fórmula 1 perdeu um fiel amigo e um embaixador carismático. Os meus pensamentos, e de todos os que estão envolvidos na Fórmula 1, vão para a família, amigos e todos os adeptos da Fórmula 1.”

scroll up