FIA Formula E Gen2 apresentado ao mundo

06 março 2018

Pouco mais de um mês após ter revelado as primeiras imagens do novo carro, a FIA deu a conhecer o monolugar que vai ser usado na Fórmula E a partir do final deste ano. Denominado Gen2, de segunda geração, foi revelado esta manhã no Salão Automóvel de Genebra por um robot da ABB, principal patrocinadora da Fórmula E, que levantou o véu sobre o carro na presença do Presidente da FIA, Jean Todt, e do fundador e CEO da Fórmula E, Alejandro Agag, bem como de vários elementos da imprensa, construtores e equipas.

A oportunidade serviu também para dar a conhecer as especificações técnicas do novo Gen2, que apresenta melhorias em termos de prestação e eficiência e que passará a ser utilizado a partir da época de 2018/2019.

Com um desenho totalmente novo, as novidades mais notáveis encontram-se longe dos olhos, por baixo da carenagem com a nova bateria. Com quase o dobro da capacidade de armazenamento de energia, o Gen2 vai acabar com a obrigatoriedade de troca de carro a meio da corrida.

A isto junta-se ainda uma unidade propulsora com 250kW, mais 50kW que o atual modelo, o que vai elevar a velocidade de ponto da Fórmula E para os 280 km/h.

No que toca às mudanças mais visíveis, o novo monolugar conta também com o sistema de proteção da cabeça do piloto, o Halo, bem como uma asa traseira dupla radicalmente nova e duas saídas de ar traseiras de dimensões muito generosas. Já a pensar na experiência dos fãs, surge também um inovadora linha de luzes LED que vai permitir aos público acompanhar melhor a estratégia dos seus pilotos e equipas de eleição.

Quem também inovou foi a Michelin, que desenvolveu um Pilot Sport totalmente novo, desenhado especificamente para responder às exigências únicas de uma competição de veículos elétricos em circuitos citadinos. O pneu não só é mais leve que os antecessores, como também oferece uma resistência bastante inferior.

scroll up