Latvala lidera em casa com controlo da Toyota

02 agosto 2019

Jari-Matti Latvala é o piloto finlandês mais experiente e quer provar que conhece ao palmo os troços do seu rali. A estratégia da Toyota pretende salvaguardar Ott Tanak, o líder do WRC que parece controlar tudo à distância, confiante no trabalho dos seus colegas da Toyota. Latvala venceu 6 das 11 especiais disputadas, mas conta apenas com 1,2 segundos de vantagem para outro Toyota Yaris, o de Kris Meeke que, por sua vez, se defende de Esapekka Lappi, este um jovem finlandês que tripula um Citroen C3, e que está apenas a 2,4 segundos de Latvala e a 1,2 de Meeke.

Muito perto dos homens do pódio, Tanak está no 4º lugar a 2,6 do líder Latvala e apenas a duas décimas de segundo de Lappi. Tudo pode acontecer no 2º dia de prova, não só com o pelotão dos 4 da frente, mas também com mais 3 candidatos, que também estão muito perto do comandante. Craig Breen que se estreia ao volante de um Hyundai i20 R5, é o melhor piloto da marca, ocupa o 5º lugar a 14,2 segundos de Latvala, seguido do seu companheiro de equipa Andreas Mikkelsen a 14,6 segundos e apenas a 4 décimas de diferença de Breen. Quanto ao campeão do mundo, Ogier está na luta ocupando o 7º lugar a 15,3 do líder do Rali da Finlândia, esperando-se por respostas dinâmicas por parte de qualquer um destes sete pilotos. Em relação ao candidato Thierry Neuville, continua a manter intactas as esperanças de subir na classificação geral, embora esteja na 8ª posição a 30,9 segundos de Latvala.

Num rali muito competitivo, o primeiro dia de competição provou isso mesmo, com diferenças muito apertadas entre os primeiros classificados, numa luta constante pela liderança. Neuville foi o primeiro líder, mas parece só conseguir ganhar as Super Especiais espetáculo de 2,3 km, como o fez por duas vezes em Harju. Por outro lado, Tanak já esteve no comando do rali durante 5 especiais, entregando depois o comando ao seu colega Latvala, numa altura em que a Toyota parece controlar os acontecimentos, mas onde tudo poderá acontecer em relação aos 7 primeiros classificados. Na categoria WRC 2, Kalle Rovanpera volta a mostrar os seus dotes, ainda por cima em solo finlandês, colocando o Skoda Fabia R5 no comando, com 31,6 segundos de vantagem para Pierre-Louis Loubet em carro idêntico.

scroll up