Ogier herdou o comando e tem o Rali do México na mão

11 março 2018

Sébastien Ogier está às portas da vitória no Rali do México, com vantagem considerável sobre Kris Meeke e Dani Sordo, os únicos que, em teoria, ainda podem aspirar ao triunfo. Dois furos nos Citroen de Loeb e Meeke fizeram com que os cirúrgicos ataques de Ogier tivessem o efeito desejado, com o campeão do mundo a vencer três especiais seguidas e saltar para a liderança da prova mexicana. O Ford Fiesta de Ogier conta agora com 35,2 segundos de vantagem para o Citroen de Meeke e 42,9 segundos para o Hyundai de Dani Sordo.

Antes disso acontecer, quem brilhou foi Sébastien Loeb que esteve na liderança da prova, dando a entender em diversas situações que estava disposto a discutir a vitória, tanto com o seu compatriota Ogier, como com o seu colega de equipa Meeke. No entanto, e talvez por andamentos mais largos, os furos nos Citroen impediram lutas renhidas, ainda mais quando Meeke comete um excesso e faz um peão que o obriga a perder ainda mais segundos preciosos.

Agora tudo parece resolvido, uma vez que 35,2 segundos de vantagem devem ser suficientes para Ogier guardar a liderança, ainda mais quando se conhecem excelentes dotes de gestão ao campeão do mundo. Claro que, tanto Meeke como Sordo, vão tentar fazer os impossíveis para contrariar o que parece inevitável, embora a tarefa seja extremamente difícil. A emoção concentra-se apenas nos lugares do pódio, uma vez que o 4º classificado, Andreas Mikkelsen em Hyundai, já está a 1m28,5 de Ogier e Loeb é agora o 5º classificado a uns distantes 2m18,4. Quanto a Thierry Neuville, ocupa a 6ª posição já a 4m44,2 de Ogier que se prepara para vencer o Rali do México e passar para o comando do WRC 2018.

Entre os concorrentes da categoria WRC2, Pontus Tidemand em Skoda Fabia R5é um comandante bastante calmo, uma vez que conta com larga vantagem sobre toda a concorrência. Para este domingo estão agendados apenas 3 troços cronometrados, com a Power Stage a desenrolar-se às 18h18m portuguesas.

As portagens mexicanas deixaram passar Ogier para o comando do rali.

scroll up