Ott Tanak com embalagem para mais uma vitória

05 outubro 2018

A maré volta a estar favorável a Tanak que já venceu 5 dos 9 troços do dia no Rali de Gales. A Toyota acompanha o ritmo com os 3 carros nos 5 primeiros lugares, em estilo de guarda de honra ao seu candidato ao título. E se Tanak está imparável nesta fase final do WRC 2018, Neuville e Ogier sabem que a resposta tem de ser dada neste Rali de Gales, para que se possa manter o duelo até final.

Aproveitando azares alheios, Neuville forçou andamentos, venceu 2 troços e cola o seu Hyundai i20 no 2º lugar a 28,8 segundos de Tanak, afirmando que podem contar com ele. A Toyota está atenta, com Latvala e Lappi a vencerem um troço cada um, e colocando os seus Yaris em posições estratégicas. Latavala ocupa a 3ª posição a 31,3 do líder e Lappi é 4º a 35,9 da liderança, o que sugere “guarda de honra” a Tanak, ainda por cima quando Sébastien Ogier é o 5º classificado a 38,2.

Aparentemente, e antes do dia mais longo do Rali da Grã-Bretanha, Tanak aposta em ritmo demolidor, embora saiba que podem vir aí reações fortes de Neuville e de Ogier. Adivinha-se um duelo interessante, com estratégias de marca a influenciarem ritmos nas 9 classificativas agendadas para amanhã. Depois de um “top five” bastante interessante, a Citroen coloca Craig Breen no 6º lugar a 48,8 da liderança, logo seguido pelo Hyundai de Paddon já a 1m06,4 e pelo outro Citroen C3 de Mads Ostberg a 1m08,4, com estes dois segundos de diferença a deixarem antever interessante luta. Entre a categoria WRC2, a Skoda volta a dar cartas, com o muito jovem Kalle Rovanpera a liderar, com quase 1 minutos de vantagem para o outro Fabia R5 de Pontus Tidemand, seguido de muito perto pelo Fiesta R5 do britânico Greensmith.

scroll up