Rally de Portugal lidera Mundial em termos de público

20 outubro 2017

O Campeonato do Mundo de Ralis está cada vez mais emocionante, com carros mais competitivos e uma luta pelo ceptro como há muito não se via desde o início da época. E se dúvidas houvesse, os números de público das primeiras 10 rondas do WRC deixam bem claro que o Mundial de Ralis está a despertar uma enorme paixão.

Em comparação com 2016, o número de fãs que assistiu ao vivo às dez primeiras provas do ano cresceu em 5%, para mais de 3,75 milhões de espectadores... E ainda falta juntar a este total os números finais dos últimos três ralis do ano!

“Os números enfatizam o interesse despertado pelos quatro novos carros de 2017. Tendo em conta que ainda temos de contabilizar as provas de Espanha, Inglaterra e Austrália, o total das 13 jornadas está no bom caminho para superar os 4 milhões de espectadores,” diz Oliver Ciesla, o patrão do WRC Promoter.

Dos 10 ralis já contabilizados, oito cresceram face á última época: Itália viu o público na Sardenha disparar 59%, com a mudança da base do Rali da Suécia e levar a um crescimento de espectadores de 33%.

Mas mais impressionante ainda é o facto de apenas três rondas serem responsáveis por mais de metade do total de público já contabilizado até ao momento.

Com 950.000 espectadores ao longo dos quatro dias de provas, o Vodafone Rally de Portugal faz total justiça ao epíteto de “Melhor Rali do Mundo”. Um total absolutamente fantástico e que faz com que a prova do ACP esteja, de facto, de pedra e cal no calendário do Mundial.

Igualmente importante é a Argentina que, tal como a ronda portuguesa, também se aproxima do milhão de espectadores, enquanto o México, com a estreia da cerimónia de partida na praça Zócalo, na Cidade do México, surge como o terceiro maior rali do ano em termos de público com os seus 550.000 espectadores.

“O número de espectadores tem crescido de forma constante desde 2013. Esperamos que o total de 2017 revelem um crescimento de quase 30% face ao verificado há apenas cinco anos,” refere Ciesla.

Como justificação para o acréscimo de público ao longo desta época Ciesla considera que “os fãs estão a adorar o apelo de carros WRC mais potentes e espetaculares, assim como a mais emocionante luta pelo título de pilotos da década,” com seis pilotos a terem já ganho provas em representação dos quatro construtores do Mundial.

scroll up