A6 já tem carrinha para famílias exigentes

16 abril 2018

O novo A6 Avant continua a tendência da Audi em fornecer grandes espaços, com todo o luxo, potência e tecnologia. Com superfícies alongadas, contornos elegantes, linhas marcantes e um óculo traseiro de perfil baixo, o design exterior reflete a nova linguagem de design da marca. Com pouco menos de cinco metros de comprimento, oferece elegância, desportivismo e sofisticação, com a sua longa parte dianteira e a linha de tejadilho levemente inclinada.

A larga, ampla e baixa grelha Singleframe domina a parte dianteira, enquanto a silhueta alongada e as superfícies trapezoidais das janelas dominam o perfil lateral. Os alongados contornos desenhados sobre os guarda-lamas são testemunho dos genes quattro da Audi. A linha musculada do tejadilho termina nos planos pilares .

O spoiler na parte traseira faz aumentar visualmente a silhueta e destaca o perfil desportivo do A6 Avant. A tampa da bagageira termina num rebordo de separação curvilíneo, para garantir uma aerodinâmica otimizada. Uma faixa cromada acentua a escultura tridimensional da secção posterior e liga as luzes traseiras entre si.

O novo Audi A6 Avant tem 4,94 metros de comprimento, 1,89 metros de largura e 1,47 metros de altura. As cotas do interior são ainda maiores que no antecessor. Face à concorrência, estabelece novas referências nas cotas ao nível dos cotovelos, quer à frente, quer atrás, e também no espaço disponível para as pernas dos passageiros do banco traseiro. Apesar das linhas desportivas, o novo A6 Avant mantém a espaçosa capacidade do compartimento de carga.

A bagageira oferece uma largura de carga de 1050 mm e uma capacidade de 565 litros na configuração base, aumentando para 1680 litros com as costas do banco traseiro rebatidas. O portão traseiro e a chapeleira são elétricos, de série; para o primeiro está também disponível, em opção, um sensor de controlo de movimento. Os bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40:20:40. Destaque ainda para um sistema de calhas, a cinta tensora, a rede de retenção e dois ganchos, tudo para uma melhor fixação dos volumes a transportar. O kit opcional de fixação de carga com barra telescópica, permite a divisão individual do compartimento de bagagem.

O novo A6 Avant está vocacionado para viagens de longa duração, também graças ao baixo nível de ruído interior. A aerodinâmica e a acústica são de primeira classe; o coeficiente de penetração aerodinâmico, na versão base que começará a ser vendida após o lançamento no mercado, é de 0,27. A carroçaria, fabricada com componentes de aço e alumínio, oferece uma extraordinária rigidez.

Sistemas de assistência ao condutor

O Audi A6 Avant vem equipado com um pacote abrangente de sistemas de segurança, incluindo tecnologia de iluminação, sistemas de assistência e segurança passiva. Os faróis em LED são de série e estão disponíveis três versões, com os Matrix LED no topo da gama: cinco linhas horizontais formam a assinatura da luz diurna e enfatizam a largura da parte dianteira. O indicador de mudança de direção dinâmico está incluído neste equipamento de topo, e, em conjunto com as indicações “coming/leaving home”, ao abrir e fechar as portas, enfatizam o caráter distintivo da família A6. O pacote de contornos de iluminação ambiente (opcional), dá vida ao interior do modelo.

Com ainda mais conforto, estabilidade e segurança em deslocações urbanas ou em viagens de maior duração, o novo A6 Avant, com modernos e completos sistemas de assistência ao condutor, estabelece novos padrões na categoria premium. Estes incluem o parking pilot e o garage pilot, que irão aumentar a listagem de equipamentos disponíveis ao longo do ano: orientam o automóvel de forma autónoma, dentro e fora de um espaço de estacionamento ou garagem. O condutor pode sair do automóvel antes de ativar o sistema, e monitorizar o processo no seu smartphone, utilizando a app myAudi.

O pacote de assistência em cidade inclui soluções como a nova assistência em cruzamentos. O pacote Tour surge com o assistente de viagem que complementa o cruise control adaptativo, através de uma suave intervenção da direção para manter o veículo na faixa de rodagem. O assistente de eficiência promove um estilo de condução económica, reduzindo o consumo.

Por detrás dos muitos sistemas de assistência encontra-se um módulo de elevada tecnologia da Audi: o controlador central de assistência ao condutor (zFAS), que calcula continuamente uma imagem dos arredores através de uma série de sensores, câmaras e radares. Este sistema reúne e processa os dados enviados por um conjunto de sofisticados sensores, formando uma imagem completa do meio envolvente ao A6. Dependendo do nível do equipamento, pode haver até cinco sensores de radar, cinco câmaras, 12 sensores ultrassónicos e um scanner a laser – outra inovação.

Todos os motores com tecnologia mild-hybrid (MHEV)

Potência, funcionamento de topo, elevada eficiência – estarão disponíveis quatro motores turbo para o Audi A6 Avant. São três motores V6 3.0 – dois TDI e um TFSI – e uma versão diesel de 2,0 litros e quatro cilindros.

Todos os motores são novos ou recentemente desenvolvidos. O motor V6 a gasolina debita 340 cv (250 kW).

O motor diesel de 3,0 litros está disponível em duas versões, com 286 cv (210 kW) e 231 cv (170 kW). O TDI de 2,0 litros oferece 204 cv (150 kW) de potência.

A tecnologia híbrida Audi mild (MHEV) aumenta ainda mais o conforto e a eficiência de todos os motores no novo A6 Avant. Em condições reais de condução, a tecnologia MHEV reduz o consumo de combustível até 0,7 l/100 km. Com os motores V6, utiliza um sistema elétrico primário de 48 volts, enquanto um sistema elétrico de 12 V é instalado no 2.0 TDI. Em ambos os casos, o alternador (BAS) funciona em conjunto com uma bateria de iões de lítio. O Audi A6 Avant pode desligar por completo o motor entre 55 e 160 km/h, em função do sistema “roda livre”. O sistema start-stop funciona entre 7 e 22 km/h. O motor é rei niciado de forma preventiva assim que o veículo na frente do Audi A6 Avant inicie o andamento.

scroll up