ACP-BP

Pub

O novo Renault Mégane R.S. sabe estar entre os desportivos

| Revista ACP

Mais evoluído, o novo desportivo apresenta argumentos convincentes, elevando os padrões de performance.

Renault Megane_R

Quinze anos depois, a 3ª geração do compacto desportivo da Renault vincou ainda mais a estética desportiva e ergueu os seus dotes de performance e eficácia. Com um comportamento muito dinâmico, mas previsível, o Mégane R.S. conseguiu elevar as capacidades de um carro desportivo que sempre foi uma referência no seu segmento. A eficácia do motor de 1,8 litros, igual ao do Alpine A110, mas no caso do Mégane com 280 cv, é apoiada pelo eficiente sistema de quatro rodas direcionais "4Control" que, em diferentes situações, otimiza o seu comportamento, tanto em estabilidade como em maneabilidade, sendo ainda muito eficaz em termos de acerto desportivo, em ralação à colocação do Mégane em curva. O nono Mégane R.S. pode contar com caixa manual de seis velocidades ou automática EDC de seis relações, sendo um desportivo capaz de pactuar com uma utilização desportiva ou até normal.

Se um comportamento dinâmico excecional é a base para um desportivo de eleição, as performances alcançadas não são menos importantes. E, neste capítulo, o Mégane R.S. alcança uma velocidade máxima de 250 km/h (controlada eletronicamente) e uns expressivos 5,8 segundos no tempo para atingir a marca dos 0 aos 100 km/h. Dois chassis diferentes, Sport e Cup, integram o leque de opções disponíveis, tornando o modelo mais ou menos radical, consoante a utilização pretendida. No caso da versão com chassis Sport, o eficaz comportamento em estrada está, desde logo, assegurado, mas a afinação de suspensão mais suave permite-lhe oferecer maior nível de conforto em utilização normal, mantendo intactas as suas virtudes desportivas. Com o chassis Cup, o Mégane R.S. revela um amortecimento 10% mais rígido e uma nova parametrização do diferencial autoblocante mecânico Torsen, que melhora, ainda mais, a motricidade e faz esquecer que estamos ao volante de um carro de tração dianteira. Já disponível em Portugal, o desportivo da Renault está à venda por 38.780€ com caixa de velocidades manual, ou por 40.480€ com transmissão automática EDC.

scroll up