A Seat resolveu comemorar de forma diferente os 60 anos de um dos seus modelos mais carismáticos - o 600D - e apresentá-lo no Automobile Barcelona 2017, que vai estar aberto ao público até 21 de maio.
Totalmente artesanal, o método de restauro deste carro envolveu 30 pessoas num trabalho que demorou 1.500 horas para voltar a “rejuvenescer” esta preciosidade estacionada há 25 anos. Foram necessárias mais de 1.000 peças originais para substituir tudo aquilo que era necessário e 15 litros de tinta num tom azulado “muito na moda na época e semelhante à tonalidade aplicada aos primeiros 600” como referiu Jordi Font, o responsável pelo departamento Color&Trim da Seat.
O revestimento interior também foi renovado e para isso fabricaram-se 50 metros de tecido em “pata de galo”, um dos padrões muito utilizados na altura. Entre os componentes alvo de intervenção destacam-se a capota manual e o volante que tal como o botão da buzina conseguiram ser recuperados e são os originais.
O resultado final agradou muito à equipa responsável pelo restauro do Seat 600D que considerou ter ficado “quase melhor do que quando saíu da fábrica” em 1957.
Na época, este modelo foi considerado um símbolo nacional de Espanha não só por ter motorizado o país vizinho como pelo facto de ser o sonho de muitas famílias de classe média, que ambicionavam poder comprar o seu próprio carro por 70.000 pesetas.
Recordista de vendas, o Seat 600D que também era o carro favorito das condutoras espanholas, teve tanto êxito que em 1958 o seu ritmo de produção foi multiplicado por seis. Este modelo fabricou-se até 1973 com um total de cerca de 800.000 unidades produzidas.