Terminou a temporada de F1 com mais uma vitória de Hamilton

25 novembro 2018

O pentacampeão do mundo fechou a época com uma vitória clara no GP de Abu Dhabi, dando à Mercedes mais um triunfo em 2018, que se destacou ainda mais na vitória entre os construtores. O último GP de F1 do ano acabou por ser marcado pelo acidente de Nico Hulkenberg logo na primeira volta. O Renault capotou, mas o piloto alemão saiu ileso deste aparatoso acidente.

Numa corrida que começou ao entardecer e que terminou já de noite, Lewis Hamilton acabou por conseguir a 11ª vitória da temporada, sem grandes dificuldades, apesar de ter entregue o comando a Valtteri Bottas e a Daniel Ricciardo, tomando depois conta da prova a partir da 34ª volta. No último pódio do ano, Sebastien Vettel em Ferrari terminou Abu Dhabi no 2º lugar, seguido pelo Red Bull de Max Verstappen. Mais atrás, mas tendo chegado a comandar a prova, ficaram Ricciardo (Red Bull) em 4º lugar e Bottas (Mercedes) no 5º posto.

Depois das marcas dominadoras da F1, Carlos Sainz levou o Renault ao 6º lugar, seguido pelo Sauber do promissor Charles Leclerc e pelo Force India de Sérgio Perez. Para além de assinalar o final da época da F1, o GP de Abu Dhabi, foi também a corrida de algumas despedidas. Fernando Alonso disse adeus à F1, Kimmi Raikkonen que não terminou a prova, despediu-se da Ferrari, estando na próxima época na Alfa Romeu/Sauber. Daniel Ricciardo também disse adeus à Red Bull, ingressando no próximo ano na Renault, enquanto Carlos Sainz Jr. deixa a Renault para ir para a McLaren.

Chega ao fim uma temporada bastante animada na F1, com Hamilton a conquistar o título com 408 pontos, seguido a considerável distância por Vettel com 320 pontos. Depois, com distâncias muito curtas, Raikkonen termina em 3º com 251 pontos, seguido por Verstappen com 249 e por Bottas com 247 pontos. Entre os construtores a Mercedes triunfou com 655 pontos, seguida pela Ferrari com 571 e pela Red Bull com 419 pontos. A Renault alcançou o 4º lugar com 122 pontos, à frente da Haas com 93.

scroll up