e-Crafter é o primeiro comercial elétrico da Volkswagen

10 janeiro 2019

Com o novo Volkswagen e-Crafter, os serviços de entrega expresso, correio e de encomendas podem agora dispor do primeiro veículo totalmente elétrico da Volkswagen Veículos Comerciais, que oferece uma carga útil de até 1,72 toneladas. Com uma potência de 136 cv, não só alarga a oferta da gama Crafter como é o primeiro furgão com emissões zero da marca alemã, cuja energia é transferida para as rodas dianteiras através de uma caixa de velocidades automática de uma relação (EQ 290), concebida para veículos comerciais.

Em vez de um motor de combustão interna, debaixo do capot está um motor elétrico muito compacto e, por isso, significativamente mais leve mas também extremamente silencioso e de baixa manutenção que disponibiliza um elevado binário em todas as situações. Além disso, proporciona uma aceleração rápida do veículo, especialmente nos primeiros 60 metros, graças à transmissão automática de uma velocidade, sem interrupção da tração.

Existem muitas possibilidades de carregar o e-Crafter. Graças ao sistema de carregamento combinado (CCS), as baterias de iões de lítio podem ser ligadas quer à corrente contínua, quer à corrente alternada. Este sistema permite carregar o veículo em estações públicas de carregamento rápido e em estações de carregamento doméstico da própria empresa.

No caso da corrente contínua, o novo e-Crafter pode ser recarregado muito rapidamente nas estações públicas de carregamento rápido. Atualmente, o sistema de carregamento rápido possibilita uma potência de carregamento de 40 kW, permitindo que a bateria de iões de lítio atinja 80% da sua capacidade de carga em cerca de 45 minutos. Num futuro próximo, as estações de carregamento disponibilizarão uma corrente contínua que poderá alcançar os 350 kW.

Com corrente alternada, uma estação de carga poderá carregar o novo e-Crafter em aproximadamente 5 horas e 20 minutos, com uma potência máxima de 7,2 kW. Adicionalmente, um sistema de gestão de carga inteligente permite carregar frotas de maiores dimensões, precisamente quando há mais eletricidade disponível ou a custo mais baixo.

O novo eCrafter conserva o generoso compartimento de carga da motorização Diesel, que pode ascender aos 10,7 m3 e que tem uma altura interior de 1,91 m, graças à instalação do sistema de gestão das baterias de iões de lítio na estrutura inferior. Equipado com olhais de fixação e piso universal, mantém-se fiel à versatilidade que o caracteriza, oferecendo a base ideal para transformações, de acordo com as necessidades individuais.

O variado equipamento de série do Volkswagen eCrafter inclui atributos como conforto, segurança e fiabilidade. Em termos de segurança, destaque para o volante multifunções, faróis de nevoeiro com luz de curva, câmara de estacionamento traseira, assistente de vento lateral, sistema de assistência de permanência na faixa de rodagem “Lane assist”, luzes de condução diurna com ativação automática dos faróis, função “Leaving home” e função manual “Coming home”, faróis principais em LED, com luz de condução diurna LED. Os serviços online móveis da "Car-Net Guide & Inform" estão disponíveis como opção. O novo e-Crafter é proposto desde já no mercado nacional, com um preço a partir de 63.404 euros + IVA.

scroll up