ACP-BP

Pub

O Classe A promete nova experiência de condução

| Revista ACP

Novo compacto da Mercedes combina operações intuitivas e um software inteligente antes reservado ao segmento de luxo.

mercedes cA_2_1920

O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracterizava, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos no segmento dos compactos. A marca até chama a este modelo um smartphone com rodas, tal é o grau de equipamento tecnológico que traz.

Esta aposta redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e revoluciona o design interior. Tecnologicamente, o novo Classe A não só ocupa o primeiro lugar graças ao MBUX – Mercedes-Benz User Experience – como também oferece uma grande variedade de funções que anteriormente estavam reservadas apenas para os veículos da classe de luxo.

O Classe A está equipado com os mais modernos sistemas de assistência à condução, que conferem ao modelo o máximo nível de segurança ativa neste segmento com funções adotadas do Classe S. Pela primeira vez, o Classe A pode conduzir de forma semiautónoma em determinadas situações. Para tal, os sistemas do modelo monitorizam as situações de trânsito: os sistemas de câmara e de radar aperfeiçoados permitem monitorizar o trânsito até uma distância de 500 m em frente ao veículo.

O Classe A também utiliza dados de mapa e de navegação nas funções de assistência. Por exemplo, o Assistente de Distância Ativo – DISTRONIC - incluído no Pack de Assistência à Condução Plus, pode assistir o condutor em várias situações específicas do percurso e ajustar antecipada e confortavelmente a velocidade, como por exemplo, quando se aproxima de curvas, cruzamentos ou rotundas. Também estão incluídos, por exemplo, os sistemas de Travagem de Emergência Ativo e o intuitivo Assistente Ativo de Mudança de Faixa. 

O novo Classe A está equipado de série com o Active Brake Assist ampliado. Em função da situação, o sistema pode ajudar efetivamente a reduzir as consequências de colisões nas traseiras dos veículos em frente a baixa velocidade, em processo de paragem ou parados, e até colisões com pedestres e ciclistas, ou evitá-las de todo.

O novo Classe A chega ainda com uma maior distância entre eixos e capacidade da mala aumentada. Os bancos aquecidos surgem pela primeira vez neste modelo proposto em três versões: duas a gasolina e uma diesel. O A 200 de 1.4 litros com 163 cv, o A 250 de 2.0 litros com 224 cv e o A 180 d de 1.5 litros com 116 cv de potência. 

Embora a Mercedes-Benz tenha mantido a aparência desportiva, a utilidade do modelo aumentou. O novo Classe A pode ser encomendado a partir de março e o lançamento de mercado irá ocorrer já em maio

scroll up