O uso de máscaras é considerado um procedimento seguro para evitar a transmissão do SARS-COV2, o novo coronavírus que foi identificado pela primeira vez em Wuhan, na China, no final de 2019, sendo a causa da doença por coronavírus de 2019 (COVID-19), que se espalhou por todo o mundo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) inicialmente recomendou que o uso de máscara deveria estar limitado a pessoas infetadas, agentes de saúde e cuidadores. Mas rapidamente essa posição foi revista pela OMS e o uso desta proteção da boca e nariz é defendido como uma medida eficaz de contenção ao SARS-COV2.
Materiais usados para a filtragem do ar
Máscaras FFP 2 e 3 protegem entre 94 e 99% As máscaras FFP (Filtering Facepiece Particle), ditas de proteção respiratória, são mais elaboradas e de maior proteção. Possuem um dispositivo de filtragem. Protegem o ambiente em redor, mas sobretudo protegem o utilizador da máscara contra as projeções de gotículas e partículas em suspensão no ar.
As máscaras com melhor desempenho são do tipo FFP2 e FFP3, que têm as seguintes características, respetivamente: uma percentagem de filtração de 94% e 99% e uma percentagem de fuga para o exterior de 8% e 2%. As FFP2 e FFP3 podem estar munidas de uma válvula para reduzir a resistência à expiração (a válvula deixa passar o ar durante a expiração e fecha-se durante a inspiração), evitando assim a condensação de humidade que pode vir a depositar-se sobre o filtro.
Como colocar a máscara

1. Antes de colocar uma máscara, lave as mãos com um sabonete à base de álcool ou água e sabão.

2. Cubra a boca e o nariz com a máscara e verifique se não háespaços entre o rosto e a máscara.

3. Evite tocar na máscara enquanto a estiver a usar; se o fizer, lave de imediato as mãos com um sabonete à base de álcool ou água e sabão.

4. Substitua a máscara por uma nova assim que estiver húmida e não reutilize as máscaras.

5. Para remover a máscara: remova-a por trás (não toque na frente da máscara); descartar imediatamente para o lixo; lave de novo as mãos com álcool ou água e sabão à mão.
A venda deste tipo de artigos não faz parte das áreas de atuação do Automóvel Club de Portugal. No entanto, face à preocupação do clube com o bem-estar dos sócios, o ACP disponibiliza a compra de máscaras e fornece mais um meio de proteção contra a pandemia.
VISITE A LOJA ACP