ACP-BP

Pub

Peugeot 9x8 nascido para competir

| Revista ACP

Tecnologia híbrida ao serviço da performance no desporto automóvel também é laboratório para veículos de produção.

Peugeot-9x8-abertura-900

A Peugeot apresenta o protótipo do Hypercar 9X8, o seu modelo de competição de nova geração, que será chamado a estrear-se em 2022 no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) da FIA.

Alimentado por um motor híbrido e dotado de tração integral, o Peugeot 9X8 faz parte da estratégia de Neo-Performance desenvolvida pela marca, que visa proporcionar uma performance mais virtuosa e responsável, tanto em veículos de produção como de competição.

Para dar corpo ao 9X8 foi implementada uma convergência operacional sem precedentes entre a equipa de engenharia da Peugeot Sport e a equipa de design. A nova proposta marca o início de uma nova era no automobilismo, com uma linha de absoluta fluidez, abdicando de um spoiler traseiro, e uma poderosa identidade de marca.

Um V6 Bi-turbo de 2,6 litros, com 500 kW (680 cv) aberto a 90° (o motor de combustão interna da mecânica Peugeot Hybrid4 500 KW que será instalada na traseira do 9X8) acumula, desde abril e tal como esperado, muitos quilómetros no banco de testes.

O motor/gerador elétrico de 200 kW, que será colocado à frente, a caixa sequencial de 7 velocidades e a bateria estão a ser integrados, de modo a respeitar o calendário de validação no banco. A Peugeot Sport e a Saft, subsidiária da TotalEnergies, assumem, em conjunto e a cada dia, um desafio tecnológico, codesenvolvendo a bateria de elevada densidade, elevada potência e elevada tensão (900 volts).

scroll up