Este é o carro que Mangualde vai produzir

15 fevereiro 2018

Criadora do segmento "leisure activity vehicle" (veículo de atividade de lazer) em 1996, a Citroën revelou hoje a nova Berlingo, o modelo que tanta tinta tem feito correr sobre a fábrica da PSA (Peugeot, Citroën e Opel) em Mangualde, Viseu.

É que, para esta Berlingo poder circular nas autoestradas portuguesas pagando classe 1, o sistema de portagens terá de ser alterado. Se tal não acontecer, a PSA pondera tirar a produção do país, sob o argumento de que o sucesso comercial deste modelo (que terá as devidas correspondências na Peugeot e Opel) será penalizado em 20 mil viaturas a menos nas vendas.

Portagens à parte, esta é a terceira geração da Berlingo (que há anos que é produzida em Portugal) e continua a história de um modelo com estilo de corpo original, simples e funcional que inovou com sucesso ao longo do tempo para se tornar uma referência pelo seu "sentido prático" e por se revelar um parceiro para todas as atividades de lazer e para a família.

A nova Berlingo foi atualizada de acordo com os modelos mais recentes da marca. A Citroën modernizou este modelo em termos de design e conforto e reforçou seu espírito prático que motivou o seu sucesso, refletido em mais de 1,7 milhões de unidades vendidas.

Em termos de aparência, o modelo apresenta os novos marcadores de identidade do design da Citroën e um novo corpo que lhe confere uma atitude robusta. Todos os pontos fortes da Berlingo também foram reforçados em termos de modularidade e espaço de cabine.

O novo modelo oferece a combinação ideal da facilidade de uso diária, com três bancos traseiros independentes e facilmente removíveis, um piso plano para o assento do passageiro dianteiro, e um volume de carga de 2,70 m e 100 litros de espaço.

Perfeitamente de acordo com os tempos tecnológicos da atualidade, a Berlingo beneficia de uma nova plataforma e oferece 19 tecnologias de assistência ao condutor e quatro tecnologias de conectividade, assim como motores de última geração, como o novo BlueHDi 1.5 Diesel, a gasolina PureTech 1.2 ou a caixa de velocidades automática EAT8 e o conforto configurações de suspensão.

Nota ainda para os dois comprimentos da Berlingo disponíveis: o M e XL, medindo 4,40 m e 4,75 m de comprimento e com cinco e sete lugares.

A nova Citroën Berlingo será revelada no Salão de Genebra, em março, e lançada no mercado no segundo semestre de 2018.

scroll up