Navara Dark Sky transformado em laboratório de astronomia

21 setembro 2018

A Nissan revelou no Salão Automóvel de Hannover, a decorrer entre 20 e 27 de setembro, o extraordinário veículo conceptual Nissan Navara Dark Sky, afirmando assim que o céu nunca é o limite. Desenvolvido em colaboração com a Agência Espacial europeia (ESA), funciona como um laboratório de astronomia móvel, incluindo, pela primeira vez a nível mundial, um telescópio com capacidades de observatório astronómico montado num reboque todo-o-terreno personalizado.

Tratando-se da mais recente materialização da Mobilidade Inteligente da Nissan, o veículo está equipado com a tecnologia de assistência ao condutor ProPILOT, a qual foi atualizada para permitir que a Navara se tornasse mais segura e conveniente nas operações de reboque.

A ESA está a realizar um mapeamento das estrelas com uma precisão inédita através da utilização do satélite Gaia, o qual já observou mais de mil milhões de estrelas. O protótipo Nissan Navara Dark Sky apoia este projeto ajudando os astrónomos a realizar observações de acompanhamento do universo a partir de localizações de difícil acesso, denominadas "dark sky" (céu escuro) porque afastadas do brilho noturno das zonas urbanas, que reduzem a visibilidade do céu.

"O concept Nissan Navara Dark Sky é um exemplo brilhante de como a Nissan pode ser um verdadeiro parceiro, permitindo que os nossos clientes se desloquem sem limites", afirmou Ashwani Gupta, Vice-presidente Sénior da unidade de negócios de veículos comerciais ligeiros da Nissan. "Através da Mobilidade Inteligente da Nissan e do ProPILOT, estamos a criar as melhores soluções para as fronteiras empresariais do futuro, independentemente da complexidade das necessidades comerciais", adianta aquele responsável.

No centro do reboque encontra-se o telescópio ultra potente PlaneWave. As tecnologias otimizadas de Mobilidade Inteligente da Nissan permitem transportar o telescópio para localizações remotas de céu escuro.

Uma vez que a luz vermelha é a que menos afeta a visão noturna dos humanos, a Navara e o reboque utilizam exclusivamente iluminação vermelha para evitar perturbações no campo visual durante as observações.

O módulo do reboque também incorpora uma atmosfera especial refrigerada, permitindo que o telescópio permaneça estável e calibrado à temperatura ideal durante a deslocação para as diferentes localizações.

Após a chegada, geralmente a localizações de difícil acesso, o tejadilho mecanizado do módulo do reboque pode ser aberto para focar o telescópio no céu noturno. Utilizando um espelho de 40 centímetros (primário), tem capacidade para proporcionar visualizações detalhadas para lá dos anéis de Saturno, para galáxias distantes, nebulosas e supernovas.

O concept Nissan Navara Dark Sky foi projetado tendo em vista a robustez para salvaguardar as exigências dos clientes. Um acoplamento de reboque seguro aliado a um chassis robusto em escada, um motor diesel biturbo de 2.3 litros e 190 cv e 450Nm de binário permitem que a Navara enfrente terrenos difíceis em áreas remotas e reboque facilmente o peso do módulo do telescópio.

A Navara e o reboque integram conjuntos de baterias portáteis de VE, tirando partido da tecnologia de baterias de veículos elétricos testada e comprovada pela Nissan. Quando instalados, os conjuntos de bateria estão constantemente em modo de carregamento e prontos a utilizar sempre que necessário.

Entre as funcionalidades inteligentes adicionais encontram-se o Wi-Fi, uma estação com um portátil e transmissão UHF para comunicar dados instantaneamente, em qualquer zona do mundo. Oito unidades radar combinadas, em cada canto do automóvel e do reboque, informam o condutor sobre a área circundante do veículo através do ecrã tátil do sistema de infotenimento NissanConnect no painel de instrumentos.

Estas tecnologias da Mobilidade Inteligente da Nissan funcionam em conjunto para tornar o protótipo Nissan Navara Dark Sky na pick-up mais inteligente da sua classe para operações de reboque.

Os sistemas líderes mundiais de Mobilidade inteligente da Nissan permitem que a Navara manobre o reboque do telescópio até à posição ideal. Os sensores de radar e as câmaras analisam o terreno e identificam a localização correta e estacionam e estabilizam o reboque. Em comparação com a Navara de série, a altura de condução total do concept Nissan Navara Dark Sky foi elevada, criando uma distância ao solo extra para reforçar a atitude "todo-o-terreno" do veículo.

Após o Salão Automóvel de Hannover, a Nissan vai doar o telescópio para transmitir o espírito de exploração e aventura e para inspirar e educar as gerações do futuro.

scroll up