Opel Insignia Grand Sport é estrela no seu segmento

07 dezembro 2016

O Opel Insignia Grand Sport assume-se como o novo topo de gama da marca, dando seguimento ao objetivo do construtor alemão; reunir o que de melhor se fez no bem sucedido Astra elevando-o a níveis superiores.

Foi assim que nasceu o novo Insignia, um automóvel que pretende ser o primeiro no seu segmento a apresentar tantas e tão eficientes tecnologias, juntando generosas doses de elegância.

Com uma carroçaria de proporções inéditas na marca, o Insignia Grand Sport destaca-se pelas suas linhas elegantes que lhe conferem uma aerodinâmica única nesta classe de veículos, sem esquecer um habitáculo mais espaçoso.

Mas as novidades não se ficam por aqui. O novo Insignia está dotado de uma série de novas tecnologias que tornam a condução mais segura e mais confortável. Sistemas como a nova geração de faróis IntelliLuz LED, alerta de saída de faixa com correção automática da direção, “head-up” display e câmara 360º são fatores de peso a par de equipamentos de conforto com bancos ergonómicos aquecidos, apenas para referir alguns dos dispositivos mais avançados, símbolo de sofisticação nesta nova geração Insignia.

A conetividade digital com o exterior também integra este modelo ainda equipado com sistemas de informação e entretenimento de topo, nomeadamente o IntelliLink e o Opel OnStar que inclui um novo serviço de “Assistente Pessoal”. O sistema de segurança para peões também aqui sobe vários patamares, graças à instalação de um capô ativo de alumínio que surge pela primeira vez num modelo da marca.

Este Opel foi claramente inspirado no Monza Concept ao nível do desenho interior e exterior. Mantendo praticamente o mesmo comprimento que o modelo anterior, mas 175kg mais leve, os designers baixaram a altura do modelo em 29mm e aumentaram as vias em 11mm. As projeções da carroçaria também foram consideravelmente reduzidas, ao mesmo tempo que a distância entre eixos cresceu 92mm. Proporções que no seu conjunto conferem ao novo Insignia Grand Sport uma atitude dinâmica e ao mesmo tempo elegante, parecendo quase de um coupé.

Se a atenção a cada detalhe está patente no novo Insignia, o design do seu habitáculo também não foge à regra. Linhas simples, superfícies suaves, materiais e acabamentos de alta qualidade dão o mote num ambiente que reflete a filosofia de design da marca. O tablier possui superfícies subtilmente esculpidas com uma orietação clara para o para o condutor.

As viagens no banco de trás do novo Insignia pretendem ser mais confortáveis uma vez que os ocupantes beneficiam de mais espaço para as pernas, além de maior largura e altura. O volume da bagageira também é mais generoso, podendo ir de 490 a 1450 litros mediante a inclinação dos bancos. Ainda no habitáculo, a consola central reforça o ambiente requintado que se vive no Insignia Grand Sport, com destaque para o nível dos acabamentos e materiais utilizados.

Passando para o domínio mais tecnológico, foi dedicada particular atenção aos comandos e ao interface dos sistemas de informação e entretenimento. Através do grande ecrã digital colocado no topo da consola principal é possível comandar a maior parte das funções, incluindo a regulação da climatização ou o controlo de assistência à condução.

A nova geração Insignia oferece uma vasta gama de motores turbo a gasolina e gasóleo. No capítulo das transmissões sobressai a estreia de uma caixa de oito velocidades, com as mudanças a serem efetuadas de forma quase impercetível, com relações mais curtas e recuperações de velocidade facilitadas, mesmo a baixas velocidades. Referência ainda para o novo sistema inteligente de tração às quatro rodas com o eixo traseiro a possuir duas embraiagens multidiscos controladas com comandos elétricos.

Pela primeira vez num Opel, o sistema de tração integral possui vetorização de binário para obter a máxima eficácia na transmissão de potência às rodas, otimizando a tração seja qual for a condição do piso.

No topo da lista das inovações que este modelo oferece inclui-se ainda a nova geração de faróis de matriz de LED IntelliLux LED conferindo maior precisão na reação dos diferentes padrões de luz ao tráfego em circulação.

A nova geração do Opel Insignia tem estreia agendada para o Salão de Genebra, em março de 2017.

scroll up