Seat dá gás aos combustíveis limpos

25 outubro 2016

A Seat é a primeira empresa do setor automóvel a utilizar gás biometano obtido a partir de águas residuais. O objetivo é fomentar a produção de combustíveis alternativos e mais amigos do ambiente.

Denominado Smart Green Gas, este projeto criado em conjunto com a Aqualia representa um passo à frente no desenvolvimento de uma economia circular e na construção de cidades sustentáveis. E além disso, este passo motiva um importante impulso à investigação e criação de combustíveis alternativos no setor automóvel. O projeto aposta na produção de gás renovável e 100% autóctone, tendo como principal vantagem o facto de um veículo 100% a gás biometano conseguir reduzir em 80% as emissões de CO2 no ciclo “Well to Wheel”, quando comparado com o consumo de gasolina.

O desenvolvimento do projeto Smart Green Gas numa unidade depuradora de média dimensão poderia produzir, potencialmente, um milhão de litros de biogás por dia, o que é suficiente para alimentar mais de 300 veículos. E isto permitiria, por exemplo, abastecer na cidade a rede de autocarros urbanos, os camiões de lixo, os veículos da polícia e as ambulâncias, entre outros.

scroll up