Tesla lidera na corrida à condução autónoma

08 fevereiro 2017

Está nos planos da Tesla introduzir já em 2018 a condução autónoma, enquanto os grandes fabricantes apenas prevêem dotar os seus automóveis com esta capacidade a partir da próxima década, após 2020.

E o que leva a marca americana a estar na linha da frente, nesta questão? O facto de dispor de experiência acumulada pela partilha de informações de condução de milhares de automobilistas em todo o mundo a bordo dos Model S e Model X.

É o próprio responsável máximo da Volkswagen, Herbert Diess, que o reconhece afirmando “que que a quantidade de dados já recolhidos pela Tesla, que serão já equivalentes a 1200 milhões de quilómetros percorridos (e com mais um milhão de milhas, 1,6 milhões de quilómetros semanalmente) lhe concede a liderança na corrida pela condução autónoma”.

Diess explica ainda que “não temos essa capacidade e não a vamos ter amanhã. Vimos quanto custaria esse equipamento tecnológico, e são cerca de 300 euros por automóvel. Talvez em 2020, prevendo que irá custar 150€. Mas há mais do que isso, também tem a ver com a infraestrutura de tecnologias de informação – o back end necessário tratar esses dados. Entretanto eles [a Tesla] vão adicionando milhões de milhas de informações extra todas as semanas”.

Diess foi bastante elogioso com a marca americana de veículos elétricos, embora afirmando que espera que os produtores de maior volume acabem por superar a Tesla a longo-prazo. “Creio que temos de levar Elon Musk muito a sério, e se ele continuar a melhorar as funções [dos automóveis] como tem vindo a fazer será difícil acompanhar. Acho que vamos acabar por ganhar no final, mas será pela nossa capacidade de produzir em larga escala e de expandir essa produção”, conclui.

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