UE aprovou legislação anti-fraude nos conta-quilómetros

28 julho 2017

A União Europeia (UE) quer evitar fraudes nas quilometragens dos veículos de forma a melhor proteger o mercado de automóveis em segunda mão. 

A 7 de Julho, a UE publicou novas regras para evitar a manipulação do conta-quilómetros, tornando a fraude do conta-quilómetros significativamente mais difícil. Este é um crime que pode afetar até 40% dos veículos no mercado de carros usados. O novo regulamento (2017/1151) obriga os fabricantes de automóveis a conceber e a comercializar novos tipos de veículos mais robustos contra a manipulação do conta-quilómetros a partir de 1 de setembro.

A FIA congratula-se com este primeiro passo, muito importante, da UE. Já estas novas regras técnicas são um bom passo em frente para resolver o problema na origem. Esta legislação destina-se a garantir uma maior proteção do conta-quilómetros, esperando-se que seja realmente disuassora.

A FIA, ainda assim, recomenda melhorias específicas na legislação::

• o desenvolvimento de níveis de desempenho detalhados para conta-quilómetros;

• aplicação de metodologia específica de verificação e a validação pelas autoridades que garantam que as medidas tomadas pelos fabricantes para proteger os contra-quilómetros são efetivas.

Um maior detalhe dos requisitos na legislação de aprovação de veículos da UE ajudaria a garantir a eficácia deste regulamento. Por exemplo, o cumprimento dos critérios comuns no Regulamento das Nações Unidas n. ° 39 sobre os requisitos do velocímetro e do conta-quilómetros é de importância fundamental para resolver as lacunas que aoinda se verificam.

scroll up