Volvo distinguida pela ética empresarial

15 março 2017

A Volvo Cars foi recebeu a distinção de "World’s Most Ethical Company" de 2017. Esta foi a primeira vez que a marca sueca recebe este galardão, atribuído pelo Ethisphere Institute, num processo que envolveu 124 empresas nomeadas tendo sido a Volvo Cars uma - entre apenas quatro - da indústria automóvel.

A Volvo Cars tem vindo a desenvolver um programa de Ética e Conformidade cujos objetivos são prevenir e mitigar um conjunto de riscos éticos e legais que cobre as mais diversas áreas onde se incluem a corrupção, os direitos humanos, as leis da concorrência, o controlo de exportação e a proteção de dados. Este programa inclui um Código de Conduta, baseado em convenções e normas internacionais, que pretende fornecer as guias orientadoras das ações quer dos colaboradores quer dos parceiros de negócio, reforçando assim a aposta numa cultura de liderança ética. No último ano foi lançado um novo programa focado na ética associada à responsabilidade e práticas de negócios. Segundo a Volvo, mais de 400 colaboradores já receberam esta formação.

O World's Most Ethical Company é baseado no coeficiente de ética calculado pelo Ethisphere Institute. Este coeficiente é uma forma quantitativa de calcular a performance de uma empresa de uma forma objetiva, consistente e estandardizada. A informação recolhida é agrupada em cinco categorias com o seguinte peso: Programa de ética e conformidade (35%), cidadania corporativa e responsabilidade (20%), cultura ética (20%), governance (15%) liderança, inovação e reputação (10%).

O presidente e CEO da Volvo Cars, Håkan Samuelsson, revelou-se “Estou bastante orgulhoso por termos sido reconhecidos como uma das empresas mais éticas do mundo. A responsabilidade nos negócios é uma parte fundamental da herança da Volvo Cars e que está perfeitamente enraizada na nossa cultura corporativa. Uma abordagem ética deve ser entendida não somente como a coisa mais acertada a fazer mas também como aquela capaz de acrescentar valor financeiro à empresa".

scroll up