Vodafone Rally de Portugal de 2018 confirmado para maio

21 setembro 2017

O WRC Promotor, entidade detentora pela organização do Campeonato do Mundo de Ralis, já tinha apresentado a proposta de calendário para a temporada de 2018 no mês passado, mas só agora a Federação Internacional do Automóvel (FIA) aceitou a proposta.

Na reunião do Conselho Mundial realizada nesta quinta-feira (21 de setembro) em Paris, o órgão máximo da FIA deu assim como aceite o calendário provisório de 13 rondas que é em tudo muito semelhante ao deste ano.

O Vodafone Rally de Portugal, mantém-se como sexta jornada da época, no fim-de-semana de 17 a 20 de maio. A maior diferença face à presente temporada prende-se com a saída do Rally da Polónia por questões de segurança. Para o seu lugar, mas em meados de setembro, entra o Rally da Turquia. De regresso ao Campeonato do Mundo pela primeira vez desde 2010, a prova turca, à semelhança da ronda do Automóvel Club de Portugal, disputa-se em pisos de terra.

Mas a entrada da Turquia não é a única alteração face a 2017. A época começa um pouco mais tarde, bem perto do final de janeiro, enquanto Inglaterra, ou melhor, o País de Gales é antecipado em três semanas, para o início de outubro, no que se traduz numa troca direta com Espanha. Em resultado desta nova distribuição de provas, não haverá mês entre janeiro e novembro sem pelo menos uma jornada do Campeonato do Mundo, ao contrário do que se passa este ano, em que setembro não conta com qualquer ronda competitiva.

Calendário do Campeonato do Mundo de Ralis de 2018

RallyData
Rally de Monte Carlo 25 a 28 de janeiro
Rally da Suécia 15 a 18 de fevereiro
Rally México 8 a 11 de março
Volta à Córsega 5 a 8 de abril
Rally da Argentina 26 a 28 de abril
Vodafone Rally de Portugal 17 a 20 de maio
Rally de Itália 7 a 10 de junho
Rally da Finlândia 26 a 29 de julho
Rally da Alemanha 16 a 19 de agosto
Rally da Turquia 13 a 16 de setembro
Rally da Grã Bretanha 4 a 7 de outubro
Rally de Espanha 25 a 28 de outubro
Rally da Austrália 15 a 18 de novembro
scroll up