Carlos Vieira é o novo Campeão Nacional de Ralis

18 novembro 2017

A vitória de Carlos Vieira e Jorge Carvalho no Citroen Ds3 R5 era vital para a equipa chegar ao título, mas poderia não ser suficiente. A diferença pontual para Pedro Meireles obrigava Vieira a vencer troços, e foi precisamente o que o piloto fez de uma forma exemplar, triunfando em 11 dos 13 troços cronometrados, o que lhe deu o título de 2017 por 0,5 pontos de diferença para Pedro Meireles, que foi o 2º piloto nacional na prova algarvia e também o 2º classificado no Campeonato Nacional de Ralis, tal como na época passada. Foi um rali de nervos para Vieira e Meireles onde tudo esteve em aberto até à última classificativa. Depois dos abandonos de Ricardo Moura e de Carlos Martins, que deixaram de entrar nas contas nacionais, os dois pilotos ficaram por conta própria, com Carlos Vieira a saborear no final uma vitória muito sofrida no campeonato, mas inequívoca no Rallye Casinos do Algarve.

O primeiro titulo no nacional de ralis na carreira do piloto foi conquistado no 3º ano em que participou nesta vertente do desporto automóvel. Carlos Vieira, que só trocou o Citroen DS3 por um Skoda Fabia no Rali de Mortágua, acabou por dar à marca a continuidade de títulos depois de José Pedro Fontes ter vencido em 2015 e 2016 também com um Citroen DS3 R5, depois do título de Pedro Meireles em 2014 com um Skoda Fabia R5. A prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, que também contou para o European Rally Trophy, colocou no pódio o turco Yagiz Avci no 2º lugar a 1m44,9 de Vieira e no 3º lugar o checo Vojtech Stajf a 2m18,5, ambos em Skoda Fabia R5.

Pedro Meireles que tentou até ao último quilómetro chegar ao título, viria a terminar o rali no 2º lugar nacional, mas no 4º da classificação geral, a 3m36,2 do vencedor. O algarvio Ricardo Teodósio foi o 3º melhor português em prova e vencedor do Grupo N, com um Mitsubishi Lancer Evo X, enquanto Diogo Gago triunfou entre os carros de duas rodas motrizes, sendo o 4º melhor português, ao volante do Peugeot 208 R2. Na última prova do ano, e até ao último quilómetro, Carlos Vieira e Jorge Carvalho, conquistaram o título de Campeões Nacionais de Ralis de 2017.

scroll up