Vantagem de Ogier

25 janeiro 2019

Após um emocionante duelo nos Alpes franceses, Sébastien Ogier chegou ao final do primeiro dia completo do Rally de Monte Carlo, prova de abertura da temporada de 2019 do Campeonato do Mundo de Ralis, com ligeira vantagem na luta por aquela que poderá ser a sua sexta vitória consecutiva.

O Campeão do Mundo, aos comandos de um Citroën C3 pela primeira, terminou a segunda etapa com uma vantagem de 2 segundos sobre o rival Thierry Neuville.

Os dois pilotos optaram por estratégias opostas no que toca aos pneus num dia de condições mistas, com troços a serem disputados em asfalto totalmente seco, e outros com neve e gelo, o que levou a muitas alterações na tabela classificativa.

O cancelamento da primeira especial revelou-se um golpe duro para Ogier, que acabou por não tirar partido dos pneus com pregos na neve e gelo. Neuville titou bom partido das duas classificativas que se seguiram para depor o líder de ontem Ott Tänak e terminar a ronda da manhã à frente de Ogier.

Depois o belga acabou por perder 20 segundos ao cometer um erro na primeira especial da tarde, quando as condições lhe eram mais favoráveis, e Ogier respondeu ao estabelecer uma vantagem de 14 segundos. Mas o piloto da Hyundai respondeu com vitória no último troço e encurtou a distância.

Andreas Mikkelsen terminou no mais baixo do pódio após emocionante luta pelo terceiro lugar. O norueguês, aos comandos de outro i20, garantiu a terceira posição na última especial do dia para terminar com 7,4 segundos de margem sobre Jari-Matti Latvala (Toyota), enquanto o regressado Sébastien Loeb ficou a mais 0,8s de distância.

Elfyn Evans completou o Top 6 com o Fiesta, à frente de um Tänak frustrado depois de perder 2:20s em consequência de uma jante partida.

scroll up