VW quer bater recorde elétrico em Pikes Peak

20 outubro 2017

A Volkswagen está a desenvolver um carro de corrida totalmente elétrico para a corrida de montanha mais famosa do mundo. O protótipo de tração às quatro rodas está previsto correr na Pikes Peak International Hill Climb em Colorado, EUA, a 24 de junho de 2018. O objetivo: estabelecer um novo recorde para carros elétricos à chegada na meta, a uma altitude de 4.300 metros. Este novo projeto faz parte do caminho definido pela VW para se transformar no principal produtor de veículos elétricos. Recorde-se que a marca prevê disponibilizar 23 modelos totalmente elétricos até 2025.

"A Pikes Peak Hill Climb é uma das corridas de automóveis mais famosas do mundo. Representa um enorme desafio e, portanto, é o ideal para provar as capacidades das novas tecnologias", explicou Frank Welsch, membro do Conselho de Administração, responsável pelo departamento de Desenvolvimento. "Este carro de corrida elétrico estará equipado com tecnologia inovadora na bateria e na condução. O teste de stress extremo em Pikes Peak vai nos dar importantes informações que vão beneficiar o desenvolvimento, servindo de montra para os nossos produtos e tecnologias".

O veículo está a ser desenvolvido pela Volkswagen Motorsport em estreita colaboração com o Departamento de Desenvolvimento Técnico, em Wolfsburg. "A corrida em Pikes Peak é um novo começo para nós. Estamos a desenvolver um veículo de corrida totalmente elétrico pela primeira vez", recordou Sven Smeets, diretor da Volkswagen Motorsport. "O projeto também é um marco importante na nossa nova orientação para automobilismo. A nossa equipa está literalmente eletrizada por assumir este desafio incrível". A Volkswagen Motorsport participou pela última vez na corrida de Pikes Peak em 1987 com um espetacular Golf de motor duplo que quase não chegou ao fim da prova. "É hora da vingança", resumiu Smeets.

A Pikes Peak International Hill Climb - que os insiders também chamam de "Race to the clouds" - efetua-se desde 1916 nas Montanhas Rochosas, perto de Colorado Springs. O percurso desta corrida tem 19,99 quilómetros de extensão, e sobe 1.440 metros de altitude, com a meta a situar-se a 4.300 metros acima do nível do mar. O atual recorde na classe de protótipos elétricos é de 8:57,118 segundos, definido em 2016 pelo piloto norte-americano Rhys Millen, num e0 PP100, um protótipo de 1190 kW e um binário de 2520 Nm.

scroll up