Cinco roteiros de férias pela estrada fora

27 julho 2017

Seja de cabelos ao vento, num desportivo, num clássico ou  numa moto, há excelentes razões para pegar na sua viatura de eleição e seguir por essa estrada fora, rodeado de magníficas paisagens de um país que vai mudando de tonalidades à medida que se devoram os quilómetros. 

A liberdade de escolher horários de partida e mesmo de chegada é um luxo. Essa liberdade inclui também a possibilidade de parar longamente ante uma paisagem de cortar o fôlego, um pôr de sol irrepetível ou um restaurante que merece um repasto demorado. Os ingleses têm um bom mote para este tipo de liberdade: "go with the flow", ou seja, deixe-se ir sem grandes preocupações ou considerações, viva o momento. 

Gerês - é o percurso mais verdejante, carregado de cascatas, lagoas, locais de peregrinação, miradouros e até bosques encantados.

Douro - Com o Douro como parceiro, esta viagem tem muitos tesouros ainda por descobrir, além do troço entre a Régua e o Pinhão.

Beiras - É a rota do castelo altaneiro já que a proximidade a Espanha não garante apenas belas paisagens mas também muitas estruturas castrenses em aldeias históricas e que contam boa parte da história de Portugal.

Alentejo - De Évora a Mértola há um portugal imenso, onde o amarelo das vastas planícies se confunde com o sol e nem o forte azul do céu consegue quebrar esta doce monotonia.

Algarve - De Aljezur a Alcoutim, há todo um Algarve por conhecer e que passa ao lado das praias sobrepovoadas e freguesias de arquitectura suburbana.

scroll up