A Toyota comemora 50 anos em Portugal

16 fevereiro 2018

A Toyota celebra este ano os 50 anos desde que chegou oficialmente ao nosso país, tendo sido firmado o contrato de representação da marca nipónica a 17 de fevereiro de 1968 pelas mãos de Salvador Fernandes Caetano, que no primeiro ano comercializou 180 veículos. Meio século depois, vendeu em Portugal mais de 618 mil unidades.

A presença da Toyota em Portugal ao longo dos últimos 50 anos é indissociável da história da sociedade portuguesa, tendo evoluído em sintonia com os valores e cultura do nosso país. A célebre frase publicitária criada pela agência de Artur Agostinho “Toyota veio para ficar!” permanecerá para sempre na memória dos portugueses e logo passados cinco anos do início da comercialização da marca em território luso, em 1971, foi trazida para Ovar a primeira fábrica da marca a ser implantada na Europa.

Desde então em atividade e de onde atualmente exporta toda a sua produção do modelo Land Cruiser 70. O primeiro modelo a ser comercializado no nosso país foi um Corolla (KE10) que, ao longo das suas 10 gerações, vendeu mais de 180 mil unidades. O modelo produzido durante mais tempo na fábrica foi o modelo Dyna que em conjunto com a Hilux consolidou a imagem de robustez e fiabilidade da Toyota em Portugal.

Entre outros marcos da sua história refira-se a chegada ao nosso país do primeiro híbrido de produção em série do mundo, o icónico Toyota Prius, em 2000, três anos depois de ter sido lançado a nível mundial.

Em 2007 a Toyota voltou a ser pioneira com o Prius Plug-In (PHV) e com o lançamento da segunda geração o ano passado. O lançamento do Toyota Mirai marca novo momento importante na história da marca no nosso país por se tratar do primeiro sedan a pilha de combustível de produção em série no mundo e que circulou pela primeira vez em Portugal em 2017 por altura das comemoração dos 20 anos da tecnologia híbrida.

Estes modelos resultam da aposta na sustentabilidade ambiental, passados mais de 20 anos da sua introdução a Toyota acaba de atingir vendas acumuladas de 11,47 milhões de veículos eletrificados. Tendo vendido até ao presente mais de 618.000 unidades em território nacional, a Toyota possui atualmente uma gama de 16 modelos e conta com uma gama alargada de oito modelos eletrificados com a tecnologia “Full Hybrid” com provas dadas na indústria.

scroll up