Último Porsche 917 a correr em Le Mans vai a leilão

| Revista ACP

Protagonista de emocionantes capítulos da história automóvel, espera-se que este exemplar atinja milhões com a sua venda.

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Kevin Van Campenhout, cortesia de RM Sotheby's

Em 1969 a Porsche lançou o 917 com o propósito de competir no Campeonato Mundial de Resistência. Saíram de fábrica 25 exemplares para homologação, equipados com um motor flat-12 de 4,5 litros que foi preservado durante a temporada de 1971. Mais tarde, os 917 desenvolvidos para a Can-Am tornaram-se mais musculados ao produzirem 1.100 cv de potência. Mas esta é a história do Porsche com o chassi nº 917-K81, o último da série 917 a competir nas 24 Horas de Le Mans em 1981 e que correu próximo do topo até um sofrer um acidente que o levou à perda de óleo, obrigando-o a abandonar a competição.

Ainda nesse ano, este 917 voltou às corridas, no caso aos 1.000 quilómetros de Brands Hatch, onde conseguiu assumir a liderança a meio da competição, antes de a abandonar nove voltas depois. Pode não ter chegado ao pódio mais alto no mundo da competição mas protagonizou alguns dos mais emocionantes capítulos da história do desporto automóvel, conquistando estatuto de um dos mais significativos exemplares dos carros de corrida série 917, da Porsche.

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Equipado com um par de motores Type 912 flat-12 foi considerado o 917 mais competitivo de todos os tempos, já que os seus engenheiros aproveitaram os pneus mais recentes na altura, bem como tecnologia de última geração e avanços aerodinâmicos. Vai a leilão nos próximos dias 10 e 11 de maio pela RM Sotheby’s Monaco a realizar no Grimaldi Forum, esperando-se que a sua venda atinja os cinco milhões de euros. Com a vantagem de poder vir a retomar a sua carreira desportiva, caso o novo proprietário assim queira, em provas históricas de resistência.

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