Azar de Tanak e erro de Neuville dão liderança a Ogier

06 outubro 2018

Ninguém pensava que Ott Tanak fosse perder a liderança do Rali de Gales, quando contava com uma sólida vantagem para Thierry Neuville e para Sébastien Ogier, os candidatos ao título de 2018. No entanto, um erro do piloto belga da Hyundai deitou tudo a perder, colocando-o já longe de uma discussão normal pela vitória. Mais tarde, foi a vez de Ott Tanak ter problemas no alternador do Yaris, sendo obrigado a abdicar daquilo que poderia ser a sua 4ª vitória consecutiva no campeonato deste ano. Ogier aproveitou e assumiu a liderança do rali, embora fortemente pressionado pelos Toyota Yaris de Latvala, agora no 2º lugar a apenas 4,4 segundos do líder, e também Esapekka Lappi no 3º lugar a 11,8 segundos de diferença. Qualquer um deles em excelente posição para reagir ao comando de Ogier, para proteger a posição de Tanak no campeonato.

Mas não é apenas a Toyota que promete muito trabalho para o derradeiro dia de prova. Também a Citroen pretende mostrar resultados e coloca os seus dois C3 nas posições seguintes, com Craig Breen a apenas 13,5 segundos de Ogier e Mads Ostberg no 5º posto a 34,1 segundos de diferença. E se qualquer um destes cinco pilotos pode ainda sonhar vencer o Rali de Gales, também a Hyundai quer entrar nos jogos de equipa, com Andreas Mikkelsen no 6º lugar a 36,5 segundos e Hayden Paddon na 7ª posição a 45,4 segundos de diferença. Qualquer um deles deverá entrar em modo de estratégia, para deixar passar Thierry Neuville, que é atualmente o 8º classificado a 55,5 segundos de Ogier, podendo subir dois lugares, e assim conquistar pontos preciosos para o campeonato.

Entre os WRC2, a juventude de Kalle Rovanpera continua a ditar a lei com o Skoda Fabia R5, seguido por Pontus Tidemand, também em Skoda, mas já a mais de um minuto de diferença. Para o último dia estão agendados cinco troços, com a Power Stage a não ser desta vez a última especial, mas sim a segunda do dia, sendo mais um polo de atração para a conquista de pontos.

scroll up