A grande novidade em termos de calendário face à época de 2016 é a antecipação do Rali da França para abril, tornando-se na primeira jornada de asfalto entre as rondas latino-americanas do México e Argentina.
Como é tradicional no Mundial, Monte Carlo marca o início das hostilidades em janeiro, com o programa de provas a estender-se por quatro continentes com o grande final, tal como este ano, a ter lugar na Austrália, em novembro.
Como sempre, a Suécia será a segunda jornada em fevereiro, seguida do México, em março. Após a antecipação da França para abril, o Mundial volta a cruzar o Atlântico para a quinta ronda, no mesmo mês, na Argentina. O Rally de Portugal vê a sua data ser confirmada para 18 a 21 de maio, marcando o início do périplo europeu com aquela que é considerada a verdadeira primeira prova de terra do ano.
Segue-se Itália, em junho, com a Polónia entre junho e julho e a Finlândia em julho. Agosto será palco do rali da Alemanha, com setembro a ser mês de descanso para as emoções regressarem depois em força em outubro com os ralis da Catalunha e País de Gales e o final da época em novembro, na Austrália.
Contudo, a maior parte das atenções nesta temporada estarão certamente centradas nos novos regulamentos que acabaram por contribuir para o regresso de dois gigantes do sector automóvel e dos ralis: a Toyota e Citroën voltam a fazer parte das listas de inscritos, ao lado da Hyundai e da Ford, que uma vez mais competirá sob a batuta da M-Sport.
“A época de 2016 trouxe muita imprevisibilidade, com seis vencedores diferentes durante o ano,” disse Oliver Ciesla, Diretor Executivo do WRC Promoter. “O regresso de antigos Campeões do Mundo de Construtores tornará 2017 ainda melhor e despertará ainda mais interesse junto dos fãs.”
Sobre o calendário de 2017 o Ciesla disse: “Apesar dos esforços de todas as partes, não foi possível incluir a Turquia e China no calendário do próximo ano, mas todas as partes está apostas em trabalhar nesse sentido para o futuro. Em resultado disso, não temos jornadas em setembro. Ao invés de alterarmos o calendário para não termos esta paragem, optámos por ter um mês totalmente livre para observarmos potenciais eventos candidatos.”
O calendário de 2017 é o seguinte:
Jornada | Rali | Data |
1 |
Monte-Carlo |
19 a 22 de janeiro |
2 |
Suécia |
9 a 12 de fevereiro |
3 |
México |
9 a 12 de março |
4 |
Corsega |
6 a 9 de abril |
5 |
Argentina |
27 a 30 de abril |
6 |
Portugal |
18 a 21 de maio |
7 |
Itália-Sardenha |
8 a 11 de junho |
8 |
Polónia |
29 de junho a 2 de julho |
9 |
Finlândia |
27 a 30 de julho |
10 |
Alemanha |
17 a 20 de agosto |
11 |
Catalunha |
5 a 8 de outubro |
12 |
País de Gales |
26 a 29 de outubro |
13 |
Austrália |
16 a 19 de novembro |