DS 3 Crossback é requintado e inovador

14 setembro 2018

Desde o primeiro olhar, o DS 3 Crossback afirma o seu estatuto de SUV premium compacto, elegante e requintado. Na dianteira, a icónica grelha DS WINGS cinzelada e esculpida, as DRL de LED verticais, em ponto pérola – resultantes do concept car DS E-Tense – e as alongadas ópticas DS MATRIX LED VISION expressam modernidade e performance, reforçadas pelo seu capot horizontal de formas generosas. A traseira assenta bem na estrada, graças a um estilo que evoca potência, fruto dos seus ombros musculados. A elegância encontra-se, também, nas luzes finas e muito tecnológicas, ligadas pela assinatura Crossback.

Viajar neste novo SUV, que também vai marcar presença no espaço da DS no Salão de Paris, é mergulhar num nível de conforto superior e isso começa logo ao nível dos bancos do condutor e passageiro, envolventes e com um tratamento inovador por forma a garantir elevada qualidade sem esquecer a sua eletrificação e aquecimento. Uma vez em estrada, sente-se que este modelo foi objeto de uma conceção particularmente cuidada em termos acústicos com a insonorização foi levada ao extremo.

Com o DS 3 Crossback, o sonho de um modelo elétrico com estilo torna-se realidade. Modelo de estilo audacioso, irá propor, logo a partir do segundo semestre de 2019, um potente motor 100% elétrico, onde se destacam-se os 300 km de autonomia (ciclo WLTP, norma 2019), que correspondem a 450 km (ciclo NEDC) e a capacidade de carregar 80% da bateria em 30 minutos.

Até lá o modelo integra a mais recente evolução do motor a gasolina PureTech 155 cv, acoplado à caixa de 8 velocidades automática EAT8. Com esta mais recente adição, destaca-se o brilho e a diversão. Dois outros blocos – PureTech 130 e 100 cv – completam a oferta a gasolina, em linha com a mais recente norma Euro 6.3. No capítulo Diesel, são dois os motores Euro 6.2 – BlueHDi 130 e 100 cv – disponíveis no lançamento.

Portador das mais recentes tecnologias, o DS 3 incorpora o DS DRIVE ASSIST uma ajuda à condução inovadora que abre caminho à condução autónoma. Graças ao radar e câmara este modelo adapta-se às condições de tráfego ajustando a trajetória escolhida pelo condutor dentro da sua via e regula automaticamente a velocidade para encontrar a distância de segurança, até parar completamente se tal for necessário. O condutor pode, a qualquer momento, retomar o controlo.

Estacionar automaticamente sem qualquer intervenção dos pés e mãos é possível no DS 3 Crossback através do DS PARK PILOT sistema que deteta um espaço de estacionamento - correspondente às suas dimensões – logo que por ele passa, até aos 30 km/h. O condutor indica, então, no touchscreen que deseja estacionar, em espinha ou em perpendicular. Depois, é só preciso pressionar o botão Park e a magia acontece.

Finalmente, o DS 3 Crossback abre novos horizontes ao destrancar-se e arrancar com o smartphone. Com este sistema, é possível delegar o uso do veículo a outras pessoas sem ter que lhes emprestar a chave.

“DS 3 Crossback à minha imagem” diz respeito aos níveis de personalização disponíveis aos clientes. Tudo começa do lado de fora com dez tipos de jantes à escolha, outras tantas cores de carroçaria - incluindo o novo Azul Millenium do dream-car DS X E-Tense - e três cores de tejadilho que são a base da personalização do modelo.

Outro ponto-chave da personalização reside nas cinco Inspirações DS - DS MONTMARTRE, DS BASTILLE, DS PERFORMANCE Line, DS RIVOLI, DS OPERA – e na Edição Limitada, de lançamento, La Première. Estas Inspirações definem, de forma clara, o habitáculo, para o tornar num espaço confortável. No exterior, as Inspirações DS são acompanhadas de detalhes específicos, como as assinaturas presentes no capot e na zona das embaladeiras, ou ainda nos motivos dianteiros e traseiros, que podem ser em metal brilhante, acetinado ou preto texturizado.

A coerência dos interiores DS também pode ser encontrada na consola central. Herdada do DS 7, a consola central do DS 3 C, elegante, com sua caixa de velocidades, a rampa de toggles e o seu controle de travão elétrico responde, igualmente, às necessidades diárias dos seus ocupantes, com um local para deixar e recarregar o smartphone, múltiplas zonas de arrumação, incluindo porta copos e uma área ampla e prática integrada no apoio de braço deslizante.

scroll up