Al-Rajhi penalizado na 4ª etapa do Dakar e Nasser Al-Attiyah volta a vencer

| Revista ACP

A Toyota continua a liderar mas Sébastien Loeb não abranda o ritmo. Dia marcado por acidente de Benediktas Vanagas e Filipe Palmeiro.

4-etapa-dakar-CAPA

A 4ª etapa do Dakar teve como vencedores a dupla Nasser Al-Attiyah/Matthieu Baumel com a Toyota Gazoo Racing, uma vez que Yazeed Al Rajhi/Michael Orr (Toyota Overdrive), os mais rápidos em pista, sofreram uma penalização de dois minutos e caíram para o 5º lugar. A 25 segundos do primeiro lugar ficou a dupla Sébastien Loeb/Fabian Lurquin com o BRX Prodrive.

O 3º lugar ficou reservado para Carlos Sainz e Lucas Cruz com o novo Audi RSQ e-Tron, que venceram a etapa anterior, mas hoje foram mais lentos quase um minuto. O Mini X-Raid de Yasir Seaidan e Alexey Kuzmich conseguiu alcançar o 4º lugar a 1 minuto e 34 segundos do primeiro classificado. No panorama da classificação geral Nasser Al-Attiyah está a liderar o Dakar com uma margem confortável de 38 minutos e 5 segundos para Sebastien Loeb, que se encontra em segundo lugar da geral. De salientar ainda que o º3, º4 e 5º lugar são ocupados por três Toyota Hilux, que ocupam quatro dos cinco primeiros lugares da tabela nesta 44ª edição do Dakar.

Também a correr com uma Toyota Hilux a dulpa portuguesa Miguel Barbosa e Pedro Velosa terminaram a etapa em 43º lugar a 1 hora e 22 minutos do primeiro classificado, mas na geral são agora os 39º classificados.

Ainda nos automóveis, o dia ficou marcado por um incidente que envolveu Benediktas Vanagas e o português Filipe Palmeiro numa zona rápida onde perderam o controlo da Toyota Hilux e acabaram por capotar de frente, voando alguns metros. Ambos se encontram bem fisicamente, mas foram forçados a abandonar a prova.

Nas motas os portugueses voltam a surpreender e Rui Gonçalves (Sherco) conquista um terceiro lugar na etapa a 6 minutos e 59 segundos do primeiro classificado. António Maio (Yamaha) alcançou o 20º lugar a 18 minutos e 16 segundos do primeiro lugar. Na geral Joaquim Rodrigues (Hero) é o piloto português melhor classificado, a garantir o 19º lugar.

Nos SSV a dupla Luís Portela Morais e David Megre (BP Ultimate SSV Team) continuam a obter resultados positivos, terminando a 4ª etapa do Dakar em 10º lugar a 25 minutos do vencedor, ocupando na geral a 12ª posição. Rui Oliveira e Francisco Mota terminaram o dia no 23º lugar e estão na 19ª posição da geral. Na categoria T3 Mário e Rui Franco estão num excelente 6º lugar da geral, embora tenham terminado a etapa de hoje no 15º lugar.

scroll up