ACP-BP

Pub

Brabec estreia-se a vencer em 2021

| Revista ACP

O Campeão em título logrou, finalmente, a primeira vitória em especiais, enquanto Joaquim Rodrigues garantiu terceiro Top 10.

SS7-Brabec

É caso para se dizer que quem espera sempre alcança. Foi isso mesmo que se passou com Ricky Brabec que, ao cabo de sete especiais, estreou-se a vencer no Dakar deste ano. Quarto à partida para 453 km cronometrados que hoje levaram pilotos e máquinas de Ha Il a Sakaka, o norte-americano não teve, ainda assim, jornada fácil.

No primeiro controlo de passagem, ao km 22, cronometrou em oitavo, a mais de um minuto da frente, e nos seguintes, apesar de ter subido na classificação, continuava a perder tempo. Só ao km 242 é que o piloto da Honda anulou grande parte da diferença que tinha para o então líder Toby Price, dando a entender o que estava para vir. No controlo de passagem seguinte Brabec saltou para a primeira posição, não mais a perdendo até final, isto enquanto Price caia na classificação para terminar em sétimo.

Entretanto, José Ignácio Florimo levava a cabo uma tirada repleta de altos e baixos e várias recuperações. Décimo primeiro à partida para a etapa o chileno caiu para 17º no primeiro controlo e só mais de 120 km depois é que chegou ao Top 10. Contudo, ainda teria mais trabalho pela frente já que ao km 215 voltou a ser cronometrado em 17º. A partir desse momento começou a recuperar para acabar por dar à Honda a dobradinha ao terminar em segundo, a 2m07s de Brabec.

No mais baixo do pódio, a meros dois segundos de Florimo, terminou Skyler Howes. Autor de uma especial tranquila e de progressão constante, o piloto da KTM, que liderou o Dakar após a 3ª etapa, nunca perdeu posições ao longo do dia e acabou por ser premiado com o seu primeiro pódio no Dakar deste ano.

Já Joaquim Rodrigues voltou a dar nas vistas, mas não teve jornada fácil. Pelo contrário. Oitavo á partida, o português perdeu muito tempo logo no início ao ser cronometrado em 22º no primeiro controlo de passagem, dando desde logo início a uma recuperação muito gradual que acabou por o levar ao nono posto, com mais 5m55s que o vencedor do dia.

Enquanto isso, Sebastian Bühler (Hero) foi 21º, seguido de Rui Gonçalves.

No que toca à classificação geral, Florimo é agora o líder, com 28h51m31s, com Price absolutamente colado na roda da Honda do chileno. O australiano da KTM leva apenas um segundo de atraso. Em terceiro está Sam Sunderland (KTM), com mais 2m11s. Já Joan Barreda, que iniciou o dia na liderança, caiu para sexto (+10m18s) depois de se ter debatido com problemas de navegação ao longo do dia de hoje.

Rodrigues é 16º (+45m52s), Bühler 21º (+1m58m20s) e Gonçalves 25º (+3h09m31s).

scroll up