Desvendado o novo Ford Puma Hybrid Rally1

| Revista ACP

Já se consegue ouvir a nova arma da M-Sport Ford para o WRC 2022. O Puma Hybrid Rally1 promete.

Ford-PumaRally1-2-900

Protagonista de um filme realizado na fábrica da Ford em Craiova, na Roménia, para assinalar a produção de um milhão de unidades da marca, o novo carro para o Mundial de Ralis está pronto para novas emoções. Pela mão de Adrien Fourmaux, piloto da M-Sport Ford, foi possível apreciar as capacidades do novo Puma, que assinala a primeira incursão da Ford pelo mundo híbrido na competição. A estreia oficial está agendada para o Rali de Monte Carlo, a primeira prova do WRC 2022.

O novo M Sport Ford Puma Rally1 surge na continuidade do Ford Fiesta WRC, modelo introduzido em 2017 e que viria a assegurar três títulos no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC). O primeiro carro de competição eletrificado da Ford introduz uma motorização híbrida de próxima geração que recolhe energia durante a travagem e as descidas em inclinação, armazenando-a numa bateria de 3,9 kWh, podendo depois utilizá-la para complementar a performance do motor a gasolina EcoBoost de 1,6 litros turbo, através de boosts repetidos no máximo de três segundos de um motor elétrico de 100 kW. O M-Sport Ford Puma Rally1 também pode usar a sua motorização eletrificada para atravessar as cidades, localidades, parques de assistência e secções entre as especiais de classificações usando apenas e só energia elétrica.

O pack de baterias pode ser recarregado com recurso a uma fonte externa de energia, em pontos de serviço dedicados entre as especiais, com uma recarga a demorar aproximadamente 25 minutos. Com um peso de 95 kg, o sistema híbrido é arrefecido a líquido e a ar, encontrando-se alojado numa estrutura fechada e blindada, de ultraelevada resistência, para resistir ao impacto dos detritos e das forças “g” na eventualidade de um acidente. A Ford está a apostar em pleno na eletrificação, tendo, no início do presente ano, anunciado que 100% da sua gama de veículos de passageiros na Europa terá capacidade de zero emissões, sendo totalmente elétricas ou híbridas plug-in até meados de 2026, antes da passagem para uma realidade integralmente elétrica até 2030.

scroll up