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Espírito indomável, o Lancia Rally 037 nasceu vencedor

| Revista ACP

Foi o último carro sem tração integral a conquistar um Mundial de Ralis e simboliza o fim de uma era.

Capa-037

O dia 7 de outubro de 1983 representa uma data verdadeiramente memorável para a marca Lancia e para todos os entusiastas do automobilismo. O Lancia Rally 037 triunfa no Rali de Sanremo e assegura, a dois ralis do final dessa época, o quinto título de Campeã do Mundo de Construtores da sua história.

Um feito surpreendente num palco com inteira "assinatura" da marca italiana, que colocou quatro carros nas cinco primeiras posições finais. Os pilotos eram Markku Alen, Walter Röhrl e Attilio Bettega nos lugares do pódio, mais um jovem, de seu nome Massimo ‘Miki’ Biasion a terminar em quinto lugar ao volante de um Lancia Rally 037, da equipa Jolly Club.

Uma verdadeira proeza, tendo em conta os valores técnicos e a potência dos automóveis da concorrência, ao contrário dos seus adversários, que já contavam com um sistema de tração integral, o Rally 037 contava ainda com uma configuração de tração traseira. Sem surpresa, 40 anos mais tarde, este continua a ser um feito que não se repetiu na história da competição.

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Essa vitória em Sanremo marcou o início de uma era de ouro para o modelo, em muito pouco tempo, o Lancia Rally 037 conseguiu encantar milhões de fãs em todo o mundo. Além do Campeonato do Mundo de Ralis - Construtores, conquistou o segundo lugar no Campeonato do Mundo de Ralis - Pilotos com Walter Röhrl e os Campeonatos Europeu e Italiano de Ralis com ‘Miki’ Biasion, piloto que, pouco tempo, depois também competiu sob a insígnia da equipa oficial Lancia Martini.

A estreia oficial teve lugar em 1982, na 59ª edição do Salão Automóvel de Turim, com a versão de estrada. Com 205 cv, um carburador de corpo duplo e sobrealimentação através de um compressor volumétrico, o modelo tinha sido concebido na expectativa de integrar o mundo dos ralis. Para obter a sua homologação como carro de competição para o então Grupo B, foram produzidas as obrigatórias 200 unidades.

O Lancia Rally, mais conhecido pela designação "037", era, na realidade, um puro desportivo em todos os detalhes, as suas formas arrojadas "funcionais", tanto na frente como na traseira, e um "cálice" angular que o tornaram um ícone dos ralis. Baseava-se, claramente, no Lancia Beta Montecarlo, um coupé compacto de motor central com um toque desportivo, característico dos anos 70. Partindo desta base, tudo no Lancia Rally 037 contribuiu para o seu espírito desportivo, o seu estilo agressivo, o seu carácter brutal e eficiente. O interior minimalista e racional era a quintessência da competição, enquanto alguns dos "apêndices" aerodinâmicos no pilar e na traseira, incluindo um impressionante spoiler traseiro, elevavam ainda mais o seu desempenho.

O espírito indomável da sua estrutura mista original foi equipado com toda a classe, devido à sua carroçaria simultaneamente agressiva e elegante, capaz de produzir uma carga aerodinâmica significativa contra o solo. Para uma eficácia máxima, era fabricada em poliéster com reforços em fibra de vidro, enquanto os dois capôs de muito baixo peso, sobre o motor e a bagageira, podiam ser completamente desmontados.

Esta união muito equilibrada de dois espíritos tão diferentes, que já se encontravam no lendário Stratos, fez do Lancia Rally 037 um dos nove automóveis icónicos da história da marca que inspiraram modelos futuros, a começar pelo Lancia Pu+Ra HPE, o manifesto da marca para os próximos 10 anos. Trata-se de um concept car 100% elétrico que incorpora a visão da marca em termos de design, sensação de bem-estar interior, sustentabilidade, eletrificação e tecnologia de vanguarda. No Lancia Pu+Ra HPE Concept, podemos de facto encontrar um design com uma constante interação entre pureza e radicalidade que recorda fortemente a essência do Lancia Rally 037.

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