ACP-BP

Pub

Florimo reforça liderança com primeira vitória

| Revista ACP

Chileno arrancou com ritmo regular para garantir a primeira vitória no Dakar deste ano à frente de Price.

SS8-Florimo

José Ignácio Florimo, que ontem tinha sido segundo e assumido a liderança da geral com apenas um segundo de vantagem sobre Toby Price, voltou a estar no centro das atenções. O piloto da Honda rodou de forma muito regular para começar a ganhar posições após ter passado em 4º no primeiro controlo de passagem. Uma recuperação muito paulatina que acabou por levar o chileno à liderança a cerca de 75 km para o final da especial que hoje ligou Sakaka a Neom num total de 375 km cronometrados, para terminar com um registo de 3h08m40s.

Enquanto isso, Price, saltou para a liderança logo no primeiro controlo e, apesar de problemas com um pneu, nunca perdeu muito tempo ao cair para segundo, atrás de Barreda, mas a meros 21 segundos. Ultrapassadas as dificuldades, o homem da KTM regressou à frente para se ver batido apenas por Florimo, por 1m05s.

Em terceiro acabou por terminar Ricky Brabec. A abrir a pista após a vitória de ontem o americano da Honda parece ter-se encontrado neste Dakar e garantiu o terceiro pódio consecutivo ao terminar a 2m50s da frente.

Já no que toca aos portugueses, desta feita, o melhor foi Sebastian Bühler. O Campeão do Mundo de Bajas da Hero garantiu o melhor resultado até ao momento ao terminar em 10º, a 7m58s da frente. Isto, é claro, sem contar com o quinto tempo do Prólogo que serviu apenas para determinar a ordem de partida para a primeira especial.

Já Joaquim Rodrigues, também da Hero, teve um dia mais complicado, ficando-se pela 21ª marca, a 31m57s do primeiro.

Em termos de geral, Florimo segue na frente, agora com 2m07s de margem sobre Price, enquanto, enquanto o mais baixo do pódio está agora nas mãos de Sam Sunderland (KTM), com mais 5m57s.

Quem ficou pelo caminho na sequência de uma queda foi o francês Xavier de Soultrait. O piloto da Husqvarna, que chegou a liderar a após a quarta etapa, foi ao chão ao km 267 e acabou aerotransportado para o hospital depois de ter perdido a consciência.

scroll up