Henk Lategan vence a etapa de hoje do Dakar

| Revista ACP

A Toyota continua a dominar, mas com Loeb sempre atento. O francês foi 2º na etapa e está em 2º da geral atrás de Al-Attiyah.

LATEGAN-5-900

Foram 346 km ao cronómetro com o sul-africano Henk Lategan a conseguir bater Sébastien Loeb por 1m58, efetuando a maior parte do percurso com a porta do seu lado aberta. A Toyota continua a dominar o panorama do Dakar durante as cinco primeiras etapas, com Lucio Alvarez a colocar outra Hilux na 3º posição a 2m10 de Lategan, ocupando à geral o 3º lugar com 51m15 de diferença para o líder Nasser Al-Attiyah que, apesar de ter sido o 8º na etapa de hoje, continua na frente com uma vantagem de 35m10 para Sébastien Loeb que não desiste de lutar pela vitória no Dakar 2022.

A Audi continua a alternar o ótimo com uma série de azares que vão afetando os novos carros híbridos, em testes de juventude constantes. Já venceram uma etapa com Carlos Sainz, mas hoje problemas de suspensão afetaram o piloto espanhol que só foi o 43º do dia, perdendo mais de uma hora para o vencedor. Quem lhe valeu foi mesmo o seu colega de equipa Stéphene Peterhansel, que lhe deu o material necessário para continuar em prova, uma vez que o seu longo atraso já não implica uma luta na tabela classificativa, mas sim testes para uma evolução do RSQ e-Tron.

Depois do abandono de Filipe Palmeiro na etapa de ontem, Paulo Fiúza continua imparável ao lado do lituano Zala, conseguindo hoje a 15ª posição com o Mini, ocupando agora o 11º lugar da classificação geral a mais de duas horas do líder Nasser Al-Attiyah. A dupla portuguesa Miguel Barbosa e Pedro Velosa levaram hoje a Toyota Hilux Overdrive ao 42º lugar da geral, continuando a lutar com uma posição de partida nada favorável. Ocupam agora o 36º lugar da classificação geral.

Nas motos a vitória de hoje foi para a KTM de Toby Price, seguido por Danillo Petrucci, o antigo piloto de MotoGP, também numa KTM. Na liderança das duas rodas continua Sam Sunderland. Entre os portugueses, quem esteve hoje em bom plano foi António Maio em Yamaha ao conquistar o 17º lugar, passando a ocupar a 25ª posição da geral. Joaquim Rodrigues foi o 20º do dia, caindo agora para a 21ª posição da geral. Rui Gonçalves foi 28º depois do pódio de ontem, Mário Patrão (41º), Arcílio Couto (74º), Alexandre Azinhais (82º) e Bianchi Prata (120º). Bastante mais tarde chegou uma penalização de 6 minutos para Toby Price, que passou a ocupar o 5º lugar do dia, com a vitória na etapa a passar para Danillo Petrucci.

Entre os SSV´s Luís Portela de Morais e David Megre assinaram uma etapa muito positiva ao alcançar o 9º lugar a 14m07 do vencedor. A dupla portuguesa ocupa agora o 9º lugar da geral na categoria. Rui Oliveira e Francisco Mota terminaram o dia no 24º lugar, estando no 18º lugar da geral. Na categoria SSV T3, Mário e Rui Franco foram 27º classificados na tirada de hoje., mas são os 9º classificados da geral. Para amanhã estão previstos 404 km ao redor de Riade, com mais desafios de navegação e muitas dunas.

scroll up