ACP-BP

Pub

João Ferreira foi uma sólida surpresa no arranque do CPTT

| Revista ACP

Uma atuação fantástica do jovem piloto, levou o Mini à vitória na Baja TT Montes Alentejanos.

540-Joao-Ferreira-Baja-TT-Montes-Alentejanos-2022-900

Não podia ter sido melhor a estreia da dupla João Ferreira/David Monteiro aos comandos de um Mini no arranque do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2022. A nova equipa surpreendeu todas as previsões, dominando a prova inaugural de um campeonato que se prevê muito competitivo, com carros de topo a ditarem as leis. A jovem dupla começou bem ao arrancar um fantástico 2º lugar do Prólogo, atrás de João Ramos e solidificando a liderança da prova alentejana a partir do arranque do primeiro Setor Seletivo, depois de um prematuro abandono de João Ramos. A surpresa acabou por se transformar numa certeza, quando João Ferreira assinou uma espetacular atuação no segundo Setor Seletivo, batendo a forte concorrência do campeão nacional Tiago Reis, mas também a forte pressão dos irmãos brasileiros, Cristian e Marcos Baumgart, que prometem animar o campeonato português.

Com um parque automóvel de qualidade, a luta pelas posições cimeiras assume grande emotividade. O Mini de Alejandro Martins alcançou a 5ª posição a 7m 46 do vencedor, depois das Toyota de Cristian Baumgart que alcançou a 2ª posição a 2m13 do vencedor, Tiago Reis o 3º classificado a 2m49 e Marcos Baumgart o 4º da geral a 5m00 do vencedor João Ferreira. Depois do restrito lote dos cinco primeiros classificados, Nuno Madeira levou a Ford Ranger ao 6º lugar a 8m18 do vencedor, seguido por João Dias, o vencedor da categoria T3 num Can Am a 9m58. No lote dos 10 primeiros, Francisco Barreto foi 8º da geral a 13m10 e André Amaral o 9º a 14m37, ambos em Ford Ranger. Manuel Correia fechou o “top ten” ao volante de um Mitsubishi e 17m50 do grande vencedor João Ferreira. Na categoria T4 triunfou Filipe Cardoso (Can Am), entre os T8 o triunfo foi para nuno Tordo (Nissan), enquanto entre os T2 a vitória coube a Fernando Barreiros (Isuzu D-Max).

Em Beja ficaram os primeiros indicadores competitivos de um campeonato que se espera venha a ser muito disputado, com uma vitória inequívoca do Mini de JoãoFerreira que, essencialmente, aposta esta temporada no Campeonato da Europa de Todo-o-Terreno, embora venha a disputar mais algumas provas do Campeonato de Portugal. A próxima prova do calendário é a Baja TT ACP, precisamente dentro de um mês, entre 18 e 20 de março.

scroll up