ACP-BP

Pub

Kalle Rovanpera não desarma, mas Ott Tanak já está perto

| Revista ACP

Sempre líder desde o início da prova, o piloto do Toyota vê agora o Hyundai do estónio a menos de 20 segundos.

Rovanpra-Croacia-3-900

Não há dúvida que o WRC na Croácia tem sido completamente dominado por Kalle Rovanpera. No entanto, um furo retirou a larga vantagem ao Toyota Yaris Rally1, reduzindo agora a diferença para 19,9 segundos de vantagem em relação ao Hyundai de Ott Tanak, o único que poderá destronar o comandante desta 3ª ronda do Campeonato do Mundo de Ralis. Se a vitória só poderá ser discutida a dois, nos quatro troços agendados para amanhã, a luta pelo 3º lugar do pódio está ao rubro, com o Ford Puma Rally 1 de Craig Breen a defender esta posição com apenas 4,9 segundos de vantagem para o Hyundai i20 N Rally1 de Thierry Neuville, que se encontra a 1m18,3 do líder.

Se a postura de Rovanpera e os quase vinte segundos de vantagem para Tanak podem parecer suficientes, é necessário não esquecer que os 54 km ao cronometro, divididos pelas quatro especiais de domingo, poderão ser um incentivo para Tanak tentar desfazer o domínio total que Rovanpera tem demonstrado desde o princípio da prova. A M-Sport Ford tem apenas em Breen a possibilidade de fazer um brilharete ao conquistar o 3º lugar, com a Hyundai a ser a equipa que terá de forçar amanhã dois objetivos, a vitória com Tanak e a 3ª posição com Neuville. Em relação à Toyota, a prestação de Rovanpera define tudo, mantendo Elfyn Evans no 5º lugar a 2m08,2 e Takamoto Katsuta na 6ª posição já distantes 5m47,7, a pensar nos pontos.

Um rali de uma nota só, com Kalle Rovanpera a vencer inclusivamente o último troço do dia, mostrando que a prova croata tem sido exclusivamente sua. Também na categoria WRC2, Yohan Rossel tem sido a nota dominante, levando o Citroen C3 Rally2 a comandar desde muito cedo, contando agora com 35,1 segundos de vantagem para Nikolay Gryazin e 50,9 segundos para Kajetan Kajetanowicz, ambos em Skoda Fabia Rally2 evo. Para amanhã, mais quatro troços cronometrados, com especial atenção aos pontos suplementares da Power Stage, onde Tanak tudo fará para contraria o justo favoritismo de Rovanpera.

scroll up