ACP-BP

Pub

Kalle Rovanpera volta a estar imparável no WRC da Estónia

| Revista ACP

O piloto finlandês venceu 7 dos 9 troços do dia e aumentou a vantagem para o outro Toyota de Elfyn Evans.

kalle-rovanpera-4-900

Seja em que tipo de piso for, a eficácia de Kalle Rovanpera é admirável. O piloto da Toyota Gazzo Racing, líder destacado do WRC 2022, prepara-se para vencer pela segunda vez o Rali da Estónia e aumentar a vantagem, embora ainda falte um dia para terminar a prova. Nem o piloto local Ott Tanak consegue estabelecer um andamento semelhante em troços que tão bem conhece, nem o seu colega de equipa Elfyn Evans consegue acompanhar o ritmo deste fenómeno dos ralis mundiais. Rovanpera termina o 2º dia do Rali da Estónia na liderança, com 29,1 segundos de vantagem para Evans e já 1m11,5 frente a Tanak.

Teoricamente o jovem finlandês da Toyota tem os destinos da prova na mão e só o seu colega Elfyn Evans, poderá ter alguma veleidade em chegar à vitória. Quanto a Ott Tanak, apesar de estar a correr no seu país, só pode ter olhos para um lugar no pódio.

A Hyundai volta a não conseguir bater os Toyota e a Thierry Neuville não lhe resta melhor que manter uma posição isolada, uma vez que o 4º lugar que ocupa está já a 1m08,8 do outro Hyundai de Tanak e a longínquos 2m20,3 do líder Rovanpera. A 5ª posição é ocupada por outro Toyota Yaris, o de Takamoto Katsuta 3m43,0 do comandante e com o Ford Puma de Adrien Fourmaux no 6º lugar apenas a 10,9 segundos.

Em 18 especiais de classificação disputadas, Rovanpera vence 10 e Evans 6, o que demonstra bem a eficiência dos dois primeiros classificados da prova. Bastante mais longe está o Toyota de Esapekka Lappi no 7º lugar a 4m35,4 do líder, seguido pelos Ford Puma de Pierre-Louis Loubet a 6m16,4 e de Gus Greensmith a 7m22,9 de diferença.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Na categoria WRC2 Andreas Mikkelsen continua a manter o Skoda Fabia Rally2 evo na liderança, embora bastante pressionado pelo Hyundai i20 N Rally2 de Teemu Suninen que está a 10,6 segundos, seguido pelos Skoda de Marco Bulacia a 50,8 segundos e pelo de Emil Lindholm a 1m07,1. Para amanhã, o último dia de prova conta com mais seis troços ao cronómetro.

scroll up