Luz verde para o novo Toyota Yaris WRC Rally 1

| Revista ACP

Akio Toyoda, CEO da Toyota Motor Company, batizou o novo carro para o Campeonato do Mundo de Ralis de 2022.

Toyota-GR-Yaris-WRC-Rally-1-3-900

A Toyota teve um ano de 2021 em cheio no WRC. Para além de ter conquistado o título de pilotos com Sébastien Ogier e também o de construtores, a equipa alcançou ainda o 2º lugar do campeonato com Elfyn Evans. Para a próxima temporada, a Toyota Gazoo Racing tem tudo a postos para continuar no caminho das vitórias, com o novo Yaris WRC Rally 1, que se apresenta ainda camuflado e desenvolve as novas especificações técnicas impostas para o WRC em 2022.

Novas motorizações híbridas, com base no bloco 1.6 Turbo, utilização de combustível especial (biocombustível e gasolina sintética), tudo para reduzir emissões, mas também para baixar consumos, é apenas uma das apostas para o novo ano, sendo ainda possível apontar para um menor custo dos novos WRC Rally 1, através da simplificação das transmissões 4x4 e das suspensões. Aerodinâmica melhorada, com diversos apêndices mostram o ar agressivo do novo Yaris, que corresponde com performances assinaláveis, através de uma potência imediata, provocada pelo sistema híbrido.

Bem por dentro do desporto automóvel, o CEO da Toyota fez questão de participar no lançamento do novo carro para os ralis. Akio Toyoda, acompanhado por Jari-Matti Latvala, o diretor WRC da Toyota Gazoo Racing, experimentou a versão cliente mais desportiva do Yaris, o GR com 261 cv e tração integral, ficando naturalmente satisfeito com o resultado. Se Ogier e Evans vão continuar a contribuir com a sua experiência para a equipa, os jovens Kalle Rovanpera e Takamoto Katsuta, são já uma certeza para os novos desafios do WRC 2022.

scroll up