Mercedes desiste de queixa e dá parabéns a Verstappen

| Revista ACP

Fim da novela que ensombrou a derradeira e emocionante prova de formula 1 em que o piloto neerlandês se estreou como campeão   

ham-verst-f1-fb

 

A equipa Mercedes de Lewis Hamilton abandonou os planos para apelar ao resultado do Grande Prémio de Abu Dhabi na quinta-feira e felicitou Max Verstappen como campeão mundial de Fórmula 1.
Red Bull's Verstappen, 24 anos, conquistou o título após ultrapassar o sete vezes campeão mundial Hamilton na última volta da corrida, em meio a um tumulto sobre a forma como foi conduzido um período tardio de carros de segurança.
O piloto holandês deverá recolher o seu troféu numa cerimónia de entrega de prémios de gala em Paris, na quinta-feira à noite.
A Mercedes saudou a decisão da FIA, anunciada na quarta-feira, de analisar o que aconteceu na Marina de Yas e trazer clareza para o futuro.
"Vamos responsabilizar a FIA por este processo e por este meio retiramos o nosso apelo", disse a equipa.
A Mercedes tinha anunciado a sua intenção de recorrer após dois protestos pós-corrida terem sido indeferidos. O prazo era quinta-feira à noite.
"Deixámos Abu Dhabi em descrença do que tínhamos acabado de testemunhar". Claro, faz parte do jogo perder uma corrida, mas é algo diferente quando se perde a fé nas corridas", disse Mercedes.
"Juntamente com Lewis, deliberámos cuidadosamente sobre como responder aos eventos... sempre nos guiámos pelo nosso amor por este desporto e acreditamos que todas as competições devem ser ganhas por mérito.
"Na corrida de domingo, muitos sentiram, inclusive nós, que a forma como as coisas se desenrolaram não era correta".
O carro de segurança foi colocado a cinco voltas do final após o canadiano Nicholas Latifi ter batido o seu Williams, com os marshals a precisarem de estar no bom caminho para o recuperar.
As corridas foram retomadas com uma volta restante após o director da corrida Michael Masi ter quebrado com um protocolo que exigia que todos os carros com voltas ultrapassassem primeiro o carro de segurança.
Em vez disso, apenas aqueles entre Verstappen e Hamilton se desprenderam, dando ao piloto da Red Bull uma pista livre para fechar em Hamilton e ultrapassar.
Hamilton não se tinha descaído, ao contrário de Verstappen, quando o carro de segurança foi colocado porque teria perdido a liderança e a Mercedes calculou que não restava tempo suficiente para retomar a corrida de acordo com as regras.
"Apelámos no interesse da justiça desportiva", disse Mercedes.
"Desde então temos mantido um diálogo construtivo com a FIA e a Fórmula 1 para criar clareza para o futuro, de modo a que todos os concorrentes conheçam as regras sob as quais estão a correr, e como serão aplicadas.
"Para Max Verstappen e Red Bull Racing: gostaríamos de expressar o nosso sincero respeito pelos vossos feitos nesta temporada", acrescentou a equipa.
"Fizeram desta luta pelo título de campeão de Fórmula 1 um verdadeiro epicentro. Max, felicitamo-lo a si e a toda a sua equipa. Estamos ansiosos por levar a luta até si na pista, na próxima temporada.

A Mercedes abandonou o apelo que havia anunciado com vista a anulação do Grande Prémio de Abu Dhabi e felicitou Max Verstappen, da Red Bull Racing, como campeão mundial de Fórmula 1.
Verstappen, de 24 anos, conquistou o título após ultrapassar o sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton na última volta, num final de prova confuso devido à entrada do safety car.
A Mercedes saudou a decisão da FIA, anunciada esta quarta-feira à noite, de analisar o que aconteceu na Marina de Yas e de clarificar os procedimentos no futuro. "Vamos responsabilizar a FIA por este processo e por isso decidimos retirar o nosso apelo", explicou a equipa, dando ainda os parabéns a Verstappen: "Para Max Verstappen e Red Bull Racing: gostaríamos de expressar o nosso sincero respeito pelos vossos feitos nesta temporada". A Mercedes tinha anunciado a sua intenção de recorrer após dois protestos pós-corrida terem sido indeferidos. O prazo era esta quinta-feira à noite.

Leia o comunicado da Mercedes-AMG Petronas F1 Team:

"Deixámos Abu Dhabi na descrença com o que tínhamos acabado de testemunhar. Claro que faz parte do jogo perder uma corrida, mas é algo diferente quando se perde a fé nas corridas.

Juntamente com Lewis, deliberámos cuidadosamente sobre como responder a este acontecimentos no final da temporada de Fórmula 1. Fomos sempre guiados pelo nosso amor a este desporto e acreditamos que todas as competições devem ser ganhas por mérito. Na corrida de domingo, muitos sentiram, inclusive nós, que a forma como as coisas se desenrolaram não era a correta.

A razão pela qual protestámos contra o resultado da corrida no domingo foi porque o regulamento do Safety Car foi aplicado de uma nova forma que afectou o resultado da corrida, depois de Lewis ter estado na liderança e na rota para ganhar o Campeonato do Mundo.

Apelámos no interesse da justiça desportiva, e desde então temos mantido um diálogo construtivo com a FIA e a Fórmula 1 para clarificar o futuro, para que todos os concorrentes conheçam as regras sob as quais estão a correr, e como são aplicadas. Assim, saudamos a decisão da FIA de instalar uma comissão para analisar minuciosamente o que aconteceu em Abu Dhabi e para melhorar a robustez das regras, a 'governance' e a tomada de decisões na Fórmula 1. Congratulamo-nos igualmente com o facto de terem convidado as equipas e os condutores a participar.

A equipa da Mercedes-AMG Petronas trabalhará activamente com esta comissão para construir uma Fórmula 1 melhor. Responsabilizaremos a FIA por este processo e assim retiramos o nosso apelo.

A Max Verstappen e à Red Bull Racing: gostaríamos de expressar o nosso sincero respeito pelos vossos feitos nesta temporada. Fizeram deste combate pelo título do Campeonato de Fórmula 1 uma luta verdadeiramente épica. Max, felicitamo-lo a si e a toda a sua equipa. Estamos ansiosos por competir de novo consigo na pista, na próxima temporada.

E por último, embora este Campeonato de Pilotos não tenha terminado da forma que esperávamos, não podíamos estar mais orgulhosos da nossa equipa.

Lewis, és o maior piloto na história da Fórmula 1 e deste o teu melhor em cada volta cumprida desta incrível temporada. És um desportista impecável dentro e fora da pista e entregaste um desempenho sem falhas. Como excelente desportista e como modelo para milhões de pessoas em todo o mundo, saudamos-te .

Valtteri, tens sido uma parte tão importante desta equipa, entregando cinco Campeonatos de Construtores em cinco épocas. Obrigado pela tua notável contribuição para a nossa história do automobilismo. Kiitos, Valtteri.

Finalmente, a cada uma das mulheres e homens profissionais e apaixonados da equipa Mercedes-AMG Petronas F1 em Brackley e no High Performance Powertrains em Brixworth: escreveram um capítulo histórico na história da Silver Arrow ao vencer o oitavo Campeonato de Construtores - de seguida. Este é um feito sem precedentes. Em palavras simples: foi espantoso. Vocês são espantosos."

scroll up