ACP-BP

Pub

Nasser Al-Attiyah vence Prólogo e começa Dakar na frente

| Revista ACP

Foram apenas 19 km cronometrados, mas o piloto da Toyota já mostrou as suas intenções. Carlos Sainz em Audi foi 2º.

Al-Attiyah-dia-1-900

A grande maratona na Arábia Saudita teve esta manhã um aperitivo que ainda não serve para medir andamentos. No entanto, nos automóveis Nasser Al-Attiyah levou a Toyota Hilux à vitória, com 12 segundos de vantagem para Carlos Sainz que, ao volante do novo Audi, conquistou a 2ª posição, na frente de outra Toyota tripulada por Henk Lategan que ficou a 36 segundos do vencedor do Prólogo. Sébastien Loeb num BEX Prodrive e Brian Baragwanath (Century) terminaram na 4ª posição, ambos a 37 segundos de Al-Attiyah.

A escolha da ordem de partida para a longa etapa de amanhã ficou definida, e a tática de andamento no Prólogo foi seguramente pensada por alguns candidatos, para não partirem amanhã na frente do pelotão. Por exemplo, Stephane Peterhansel e Mathias Ekstrom, ambos em Audi, perderam mais de um minuto para o vencedor do Prólogo. Em relação a portugueses, a dupla Miguel Barbosa e Pedro Velosa não começou o Dakar da melhor maneira, tendo perdido 24m41 para o primeiro classificado, sendo ainda desconhecidas as causas que motivaram o 80º lugar obtido no Prólogo. Os navegadores portugueses, Filipe Palmeiro foi 22º e Paulo Fiúza 36º.

Nas motos, o triunfo pertenceu a Daniel Sanders (Gás Gás), que conquistou 1 minuto de vantagem para Pablo Quintanilla (Honda) e 1m55 para Ross Branch (Yamaha). Entre os portugueses, Joaquim Rodrigues (Hero) conquistou um excelente 11º lugar a 3m05 do vencedor, Rui Gonçalves (Sherco) foi 22º classificado, António Maio (Yamaha) o 30º, enquanto Mário Patrão alcançou o 56º tempo, Alexandre Azinhais (86º), Arcélio Couto (97º) e Bianchi Prata (113º), numa etapa que abriu o Dakar 2022, mas que pouco serve para as longas contas que se aproximam.

Na categoria LW Proto a dupla portuguesa formada por Mário e Rui Franco foram 12º classificados e nos SSV Luís Portela de Morais e David Megre conseguiram um muito positivo 8º lugar a 14m31 do polaco Marek Goczal que venceu a categoria. Rui Oliveira e Fausto Mota terminaram na 31ª posição.

scroll up