ACP-BP

Pub

Portimão pode abrir época de MotoGP

| Revista ACP

A temporada do Mundial de Motociclismo ainda não começou, mas são já várias as alterações que podem estar na calha.

MotoGPPRT

Depois de um ano absolutamente atribulado em 2020 devido à pandemia de Covid-19, a época de 2021 do MotoGPparece estar a seguir o mesmo caminho, isto de acordo com os britânicos do The Race, que apontam novas alterações ao calendário reformulado anunciado pela Dorna há pouco mais de duas semanas.

Nessa versão atualizada, os Grandes Prémios da Américas, em Austin, Texas, e da Argentina, no Circuito de Termas de Río Hondo, que se apresentavam como as segunda e terceiras rondas do ano, foram adiadas sem data devido à pandemia. Como resposta, a Dorna anunciou uma segunda prova em Doha, a 4 de abril, uma semana após o GP do Qatar, também no Circuito Internacional de Losail, e o regresso de Portugal com o Circuito de Portimão, a 18 de abril.

Contudo, as autoridades do Qatar parecem estar apreensivas com a chegada ao país de 1.500 pessoas provenientes da Europa onde, como se sabe, os números da Covid-19 se têm apresentado muito elevados desde o início do ano.

Por enquanto ainda não há fumo branco, mas está já em cima da mesa um plano de contingência que pode levar ao arranque oficial da época em Portimão, após o teste oficial de Jerez de la Frontera. A concretizar-se, será a segunda vez consecutiva que o Mundial de MotoGP não se disputa no Qatar e a primeira em que tem o seu início em território nacional.

“Se não fizermos a corrida no Qatar, creio que começaremos em Portimão já que é o circuito que se segue,” afirmou Alex Rins em relação ao calendário.

“Estou muito entusiasmado por voltar à moto, mas vamos ver o que acontece porque vamos seguramente ter mais uma temporada estranha,” adiantou ainda o espanhol durante o teste que está a efetuar no Algarve com uma Superbike da Suzuki.

Mas não é tudo. O Grande Prémio da Tailândia, que era para se ter estreado no Campeonato no ano passado, parece estar a caminho de novo adiamento. De acordo com o Autosport britânico, as autoridades locais terão decidido adiar o início do contrato de cinco anos com a Dorna para 2022.

A confirmar-se, a alteração deverá também levar ao adiamento do Grande Prémio Japão em uma semana, de 3 para 10 de outubro, data que até ao momento é ocupada pelo Circuito Internacional Chang, em Bangkok. Contudo, neste caso a mudança serve apenas para que a incursão pelo Extremo Oriente e Austrália se faça em três semanas consecutivas, sem intervalos pelo meio.

scroll up