ACP-BP

Pub

Português é o novo diretor de provas da F1

| Revista ACP

Eduardo Freitas vai substituir Michael Masi, que esteve no centro da polémica da última prova de 2021. Há um novo modelo de liderança

CAPA-f1

Após uma revisão detalhada por parte da FIA (Fédération Internationale de l'Automobile) ao Grande Prémio de Abu Dhabi em 2021, Michael Masi é substituído por Niels Wittich, ex diretor de prova do DTM (Deutsche Tourenwagen Masters) e Eduardo Freitas, diretor de prova do WEC (World Endurance Championship), que, em conjunto, assumem o cargo diretor de prova da F1 para a temporada de 2022. A nova dupla de gestão de prova será ajudada por Herbie Blash, como conselheiro sénior permanente, e entra para o cargo já na próxima semana em Barcelona, onde vão decorrer testes. Segundo a Sky Sports Michael Masi vai passar a desempenhar um novo papel dentro da FIA que se prende com questões de segurança.

Existem ainda novas alterações dentro da F1 para a próxima época como a criação de uma Sala de Controlo de Corrida Virtual, sendo que as comunicações diretas por rádio entre as equipas e o diretor da prova serão excluídas. Também o procedimento de desdobramento do Safety Car será revisto pelo Comité Consultivo Desportivo da F1 e apresentado à Comissão de F1 antes do início da temporada no Bahrein, a 18 de março.

O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, pronunciou-se sobre o tema da comunicação via rádio entre as equipas e diretor da prova, assunto que tinha sido discutido na Comissão de F1 desta semana, "Não é nenhuma surpresa para nós, foi algo analisado e discutido com todas as outras equipas". Acrescentou ainda que o sucedido em Abu Dhabi foi discutido e analisado em demasia que se prende com o facto de não ser um tema claro e de elevada complexidade, "É muito difícil dizer quais os erros que foram cometidos, quando se toma a decisão, está-se sob pressão no calor da ação e as comunicações da equipa certamente não ajudam.”. A Ferrari apoia as decisões tomadas pela FIA e espera resultados positivos no próximo campeonato de 2022.

scroll up